segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dia Universal dos Direitos das Crianças - 20 de novembro

A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos das Crianças (1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Neste dia, deixamos aqui algumas sugestões de leitura!

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º e 2º anos de escolaridade, para apoio a projectos relacionados com Cidadania. No ano em que a ONU comemora 20 anos sobre a «Declaração dos Direitos das Crianças», Luísa Ducla Soares explica, aos mais novos, o significado de alguns dos Direitos das Crianças como, entre outros, o direito a ter um nome, a uma educação, à proteção, o direito a ter uma família e a poder brincar. Mas a autora termina lembrando que as crianças têm também deveres.



Esta colectânea de contos vive da variedade. Inclui histórias de índole tradicional, outras dos tempos modernos mas, entre todas, sobressai a que lhe dá o título: Meninos de Todas as Cores, que a OIKOS e a UNICEF adoptaram como base de uma campanha conjunta contra o racismo e a segregação. Foi ponto de partida para uma maleta pedagógica, diversas exposições e tem percorrido o país em teatro de marionetas.



Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta. Um conto, quase uma lengalenga, originário da tradição oral africana. Com alguma ironia faz-nos ver os outros de maneira diferente.

Margarida Fonseca Santos, em Uma questão de azul-escuro, aborda de uma forma bastante sensível e intimidativa um tema muito actual, o bullying, que é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, com a intenção de ferir os outros. Luís é um menino do primeiro ciclo que, um dia, ao passar no Beco da Agonia, um local pouco iluminado, foi surpreendido por dois rapazes mais velhos que o agrediram, deixando-lhe o corpo cheio de manchas azuis. Toda a história se desenrola a partir do momento em que a professora de ginástica descobre…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Maratona de cartas 2023/2024