segunda-feira, 20 de novembro de 2017

20 de novembro - Dia Universal dos Direitos das Crianças

A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos das Crianças (1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Neste dia, deixamos aqui algumas sugestões de leitura!

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura1º e 2º Ano de escolaridadeApoio a Projectos relacionados com Cidadania No ano em que a ONU comemora 20 anos sobre a «Declaração dos Direitos das Crianças», Luísa Ducla Soares explica, aos mais novos, o significado de alguns dos Direitos das Crianças como, entre outros, o direito a ter um nome, a uma educação, à protecção, o direito a ter uma família e a poder brincar. Mas a autora termina lembrando que as crianças têm também deveres.




 Esta colectânea de contos vive da variedade. Inclui histórias de índole tradicional, outras dos tempos modernos mas, entre todas, sobressai a que lhe dá o título: Meninos de Todas as Cores, que a OIKOS e a UNICEF adoptaram como base de uma campanha conjunta contra o racismo e a segregação. Foi ponto de partida para uma maleta pedagógica, diversas exposições e tem percorrido o país em teatro de marionetas. 







Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura Educação pré-escolar Ler em voz alta/contar/trabalhar na sala Um conto, quase uma lengalenga, originário da tradição oral africana. Com alguma ironia faz-nos ver os outros de maneira diferente.


Margarida Fonseca Santos, em Uma Questão de Azul-escuro, aborda de uma forma bastante sensível e intimidativa um tema muito actual, o Bullying, que é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir os outros. Luís é um menino do primeiro ciclo que, um dia, ao passar no Beco da Agonia, um local pouco iluminado, foi surpreendido por dois rapazes mais velhos que o agrediram, deixando-lhe o corpo cheio de manchas azuis. Toda a história se desenrola a partir do momento em que a professora de ginástica descobre… 









Sem comentários:

Enviar um comentário