terça-feira, 15 de maio de 2018

Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Abril foi o mês dedicado à prevenção dos maus tratos na infância. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 40 milhões de crianças são vítimas de alguma forma de maus-tratos. 

                              

O nosso Agrupamento, em parceria com a psicóloga do Município de Barcelos Teresa Dora Lima, do projeto Intervenção Psicossocial e psicoeducativa de Barcelos, realizou uma campanha de sensibilização em todas as unidades educativas.

Ao longo do mês realizaram-se palestras de sensibilização para as várias turmas do 1.º ciclo de Fragoso, Aldreu, Palme e Durrães e construíram-se laços humanos em todas as escolas, relembrando assim esta problemática.


A escola de Durrães do 1.º ciclo e pré-escolar também se associou ao Centro Social de Durrães e Encarregados de Educação, promovendo várias atividades em articulação com os mesmos, nomeadamente a construção bonecos/silhuetas, feito com pacotes de leite, os quais foram vestidos pelos pais  com material reciclado e resistente às condições climatéricas, ostentando um laço azul ao pescoço. Estes bonecos foram colocados na rotunda, em frente ao Centro Social, em forma de um círculo e a dar as mãos formando um coração. Foi aí, também, colocada a seguinte mensagem "Pelo direito de crescer feliz". Também realizaram uma caminhada pela freguesia, vestidos de azul e ouviram a história do Laço Azul, apresentada pelo professor de EMRC, terminando com uma mensagem que cada criança levou para casa. Para falar desta temática realizou-se, ainda, uma sessão com um agente Segurança Pública que falou sobre os tipos de violência que podem existir, os maus tratos e as injustiças que as pessoas cometem umas contra as outras.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Maratona de cartas 2023/2024