terça-feira, 30 de outubro de 2018
Encontro com o escritor Franclim Neto
Hoje, terminamos o Mês das Bibliotecas Escolares com a presença do escritor Franclim Neto, que nos trouxe duas histórias encantadoras: Tesouro perdido... tesouro recuperado e Lobo "Mau" Xau-Xau.
quarta-feira, 24 de outubro de 2018
Onda Rosa
"O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.A campanha acontece pelo 4º ano consecutivo e depois de no ano passado ter contado com a participação de quase 600 instituições, chegou a altura de voltar a desafiar a comunidade a entrar na Onda."
A nossa Biblioteca, como de costume, associa-se a esta iniciativa, vestindo-se de rosa.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.A campanha acontece pelo 4º ano consecutivo e depois de no ano passado ter contado com a participação de quase 600 instituições, chegou a altura de voltar a desafiar a comunidade a entrar na Onda."
Fonte: https://www.ligacontracancro.pt/paginas/detalhe/url/onda-rosa
A nossa Biblioteca, como de costume, associa-se a esta iniciativa, vestindo-se de rosa.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018
terça-feira, 3 de julho de 2018
Projeto "construtor de histórias"
O “Projeto Construtor de Histórias” é uma
atividade que pretende estimular a escrita criativa.
É um projeto transversal
aos vários níveis de ensino, que tem vindo a ser desenvolvido há vários anos no
Agrupamento Vertical de Escolas de Fragoso. A nível do 2.º ciclo, o projeto
consiste em criar um conto, por ano de escolaridade, sendo construído a partir
do trabalho coletivo de cada turma, tendo início na turma A e sendo finalizado
nas turmas B e C. Publicamos as histórias construídas pelos alunos do 5.º e 6.º anos.
quarta-feira, 27 de junho de 2018
"No poupar está o ganho"- Educação Financeira
No âmbito do
projeto “No poupar está o ganho”.promovido pela fundação Dr. António Cupertino de Miranda, os alunos da turma F3 desenvolveram diversas e
divertidas atividades, com as quais aprenderam a importância de saber gerir e
poupar o seu dinheiro, distinguir despesas essenciais e supérfluas…
Esta projeto começou
com uma visita ao Museu do Papel Moeda onde os alunos puderam descobrir a
história do dinheiro de papel em Portugal. Seguiram-se os desafios mensais e as
“Olimpíadas de Educação Financeira”. Por fim, o projeto culminou com a
participação no concurso de Educação Financeira, onde a turma concorreu com uma
original história “A quinta dos animais poupadinhos” desenvolvida nas aulas de
Português. Tendo sido uma das turmas vencedoras a nível regional, seguiu-se
então a Fase Nacional. Os alunos apresentaram o seu trabalho, acompanhando
a história com originais e divertidos mealheiros e uma música que resumia
toda a história.
Para conhecer a história clique na imagem
“A quinta dos animais poupadinhos”
Letra: alunos da
turma F3
Música: “Eu gosto
é do verão” - Fúria do açúcar
Era uma quinta com animais a falar
E essa quinta precisavam salvar
E nessa quinta todos a trabalhar
Com muito
esforço já estão amealhar.
Havia o rei, um sapo espertalhão
E orgulhoso estava ele do cão
Fazia tudo p’ra ajudar o patrão.
Refrão:
Gostamos é de poupar
Com o trabalho a quinta vamos salvar.
Investimos, fazemos
poupanças
Boa vida vamos alcançar.
E ao fim do ano, bem sucedidos
A ver os resultados
Estamos felizes por sermos muito poupados.
Era uma vaca que sabia investir
Os seus recursos ela soube gerir.
Como a ovelha não ficou a dormir
E os seus fins elas vão atingir.
E porco o que ele foi engendrar
Belas salsichas ele soube inventar
E já o gato que não soube poupar
O seu dinheiro acabou por esbanjar.
terça-feira, 15 de maio de 2018
Entrega de prémios do concurso literário “Acácia e os fantasminhas”
No dia 27 de abril, os alunos do 5º ano da Escola E.B.I. de Fragoso deslocaram-se à cidade de Armamar, situada no concelho de Viseu, para receber os prémios que lhes foram atribuídos pelo júri do concurso “Acácia e os Fantasminhas”, promovido pela Biblioteca Municipal de Armamar com o apoio da Câmara Municipal. Quatro alunos do 5ºB receberam o 1º prémio, atribuído ao escalão do 2º ciclo e quatro alunos do 5º A também foram premiados com uma menção honrosa pelo trabalho de expressão plástica, que realizaram, aquando a visita da escritora Margarida Pogarell à escola de Fragoso.
À chegada a Armamar, os alunos e professores foram muito bem recebidos pela Vereadora da cultura, pela mãe da Acácia e por animadores culturais, entre outros, que os acompanharam durante o almoço no parque de merendas da freguesia de Fontelo, onde do adro da capela de São Domingos, a vista sobre o vale do Douro era magnífica.
Já na cidade de Armamar, após uma visita à igreja de São Miguel, cerca das 14:00h, os alunos assistiram à chegada de Acácia à sede da câmara municipal transportada num coche puxado por dois vigorosos cavalos.
Logo de seguida deu-se início à cerimónia, onde após vários discursos e a intervenção, por videoconferência, da escritora Margarida Pogarell, os prémios foram entregues aos alunos vencedores. No final da sessão, pôde-se cumprimentar a Acácia que distribuiu um lápis como lembrança da cidade de Armamar, a Terra das Emoções.
Uma vez que se estava na capital da maçã de montanha, na hora da despedida, foram oferecidas deliciosas maçãs à comitiva de Fragoso que regressou feliz à escola.
As docentes de Português , 2.º ciclo
Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
Abril foi o mês dedicado à prevenção dos maus tratos na infância. A
Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 40 milhões de crianças são
vítimas de alguma forma de maus-tratos.
O nosso Agrupamento, em parceria com a psicóloga do Município de
Barcelos Teresa Dora Lima, do projeto Intervenção Psicossocial e psicoeducativa
de Barcelos, realizou uma campanha de sensibilização em todas as unidades
educativas.
Ao longo do mês realizaram-se palestras de sensibilização para as
várias turmas do 1.º ciclo de Fragoso, Aldreu, Palme e Durrães e construíram-se
laços humanos em todas as escolas, relembrando assim esta problemática.
A escola de Durrães do 1.º
ciclo e pré-escolar também se associou ao Centro Social de Durrães e
Encarregados de Educação, promovendo várias atividades em articulação com os
mesmos, nomeadamente a construção bonecos/silhuetas, feito com pacotes de
leite, os quais foram vestidos pelos pais com material reciclado e resistente às
condições climatéricas, ostentando um laço azul ao pescoço. Estes bonecos foram
colocados na rotunda, em frente ao Centro Social, em forma de um círculo e a
dar as mãos formando um coração. Foi aí, também, colocada a seguinte mensagem "Pelo direito de crescer feliz".
Também realizaram uma caminhada pela freguesia, vestidos de azul e ouviram a
história do Laço Azul, apresentada pelo professor de EMRC, terminando com uma
mensagem que cada criança levou para casa. Para falar desta temática realizou-se, ainda, uma sessão com um agente Segurança Pública que falou sobre os tipos de violência que podem existir, os maus tratos e as injustiças que as pessoas cometem umas contra as outras.
Subscrever:
Mensagens (Atom)














