quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A biblioteca vista pelos alunos

Pedimos opinião aos alunos sobre a Biblioteca e sobre a Leitura. Os alunos construíram marcadores de livros com as frases que expressavam a sua opinião e ilustraram-nos.
Apresentamos agora os resultado deste magnífico trabalho.





terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A lebre e a tartaruga

Biblioteca cheia com as crianças dos jardins de Aldreu, Balugães, Palme e Fragoso para assistirem ao teatro “A lebre e a tartaruga”. 
Excelente espetáculo proporcionado pela Biblioteca Municipal de Barcelos e apresentado pela companhia de teatro Farol!


terça-feira, 30 de outubro de 2018

Encontro com o escritor Franclim Neto

Hoje, terminamos o Mês das Bibliotecas Escolares com a presença do escritor Franclim Neto, que nos trouxe duas histórias encantadoras: Tesouro perdido... tesouro recuperado e Lobo "Mau" Xau-Xau.







quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Onda Rosa

"O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
A campanha acontece pelo 4º ano consecutivo e depois de no ano passado ter contado com a participação de quase 600 instituições, chegou a altura de voltar a desafiar a comunidade a entrar na Onda."
Fonte: https://www.ligacontracancro.pt/paginas/detalhe/url/onda-rosa

 A nossa Biblioteca, como de costume, associa-se a esta iniciativa, vestindo-se de rosa.


 


terça-feira, 3 de julho de 2018

Projeto "construtor de histórias"



  O “Projeto Construtor de Histórias” é uma atividade que pretende estimular a escrita criativa.
 É um projeto transversal aos vários níveis de ensino, que tem vindo a ser desenvolvido há vários anos no Agrupamento Vertical de Escolas de Fragoso. A nível do 2.º ciclo, o projeto consiste em criar um conto, por ano de escolaridade, sendo construído a partir do trabalho coletivo de cada turma, tendo início na turma A e sendo finalizado nas turmas B e C. Publicamos as histórias construídas pelos alunos do 5.º e 6.º anos.


                História do 5.º ano                                                            História do 6.º ano

Os rebeldes da escola









 

quarta-feira, 27 de junho de 2018

"No poupar está o ganho"- Educação Financeira


No âmbito do projeto “No poupar está o ganho”.promovido pela fundação Dr. António Cupertino de Miranda, os alunos da turma F3 desenvolveram diversas e divertidas atividades, com as quais aprenderam a importância de saber gerir e poupar o seu dinheiro, distinguir despesas essenciais e supérfluas…
Esta projeto começou com uma visita ao Museu do Papel Moeda onde os alunos puderam descobrir a história do dinheiro de papel em Portugal. Seguiram-se os desafios mensais e as “Olimpíadas de Educação Financeira”. Por fim, o projeto culminou com a participação no concurso de Educação Financeira, onde a turma concorreu com uma original história “A quinta dos animais poupadinhos” desenvolvida nas aulas de Português. Tendo sido uma das turmas vencedoras a nível regional, seguiu-se então a Fase Nacional. Os alunos apresentaram o seu trabalho, acompanhando a história com  originais e divertidos mealheiros e uma música que resumia toda a história.

Para conhecer a história clique na imagem 

 A quinta dos animais poupadinhos



“A quinta dos animais poupadinhos”
Letra: alunos da turma F3
Música: “Eu gosto é do verão” - Fúria do açúcar

Era uma quinta com animais a falar
E essa quinta precisavam salvar
E nessa quinta todos a trabalhar
          Com muito esforço já estão amealhar.

Havia o rei, um sapo espertalhão

Comia moscas, cantava no verão
E orgulhoso estava ele do cão
Fazia tudo p’ra ajudar o patrão.

Refrão:
Gostamos  é de poupar
Com o trabalho a quinta vamos salvar.
Investimos,  fazemos poupanças
Boa vida vamos alcançar.
E ao fim do ano, bem sucedidos
A ver os resultados
Estamos felizes por sermos muito poupados.

Era uma vaca que sabia investir
Os seus recursos ela soube gerir.
Como a ovelha não ficou a dormir
E os seus fins elas vão atingir.

E porco o que ele foi engendrar
Belas salsichas ele soube inventar
E já o gato que não soube poupar
O seu dinheiro acabou por esbanjar.









Jornal Eco das Escolas de Fragoso