terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Semana da Ciência


“Formigas que alinham, rebanhos que entopem e bactérias que nadam - 0 admirável mundo das partículas ativas”, foi o tema da palestra, proferida pelo Professor Doutor Nuno Araújo, da Universidade de Lisboa que abriu a Semana da Ciência no Agrupamento de Escolas de Fragoso.
De 19 a 23 de novembro, os alunos de todas as escolas do agrupamento tiveram a oportunidade de “viajar” um pouco pelo mundo da Física, da Matemática, da Química, das Ciências Naturais e das Tecnologias da Informação, numa iniciativa promovida pelo departamento de Ciências Exatas e Naturais.
Na Matemática fez-se poesia, desvendaram-se mistérios e leram-se mentes sempre a brincar com números. A BE encheu o 1.º ciclo com a arte da ilusão com o químico, escritor e mágico Filipe Monteiro, que apresentou o seu livro “Mestre Carbono, o Cientista” e ainda presenteou os alunos do 9.º ano com a sessão “A Química do Amor”, partilhando os conhecimentos científicos que explicam esta emoção. Nos laboratórios de ciências físico-químicas e naturais “pequenos cientistas” despertaram a curiosidade dos alunos do 1.º ciclo com a realização de atividades experimentais. Um momento privilegiado de encontro com a ciência em que houve ainda lugar para a Hora do Conto com ilustres cientistas do passado, papel tão bem desempenhado pelos alunos do 8.º e 9.º anos. 
A semana não podia terminar sem lembrar a sustentabilidade do planeta. No “Dia da Floresta autóctone” (23 de novembro), as exposições “Árvores Autóctones em Portugal e “Cogumelos da Floresta”, bem como os contributos para o “Mural da Ciência”, assinalaram a importância da preservação enquanto motor de sustentabilidade e prática de cidadania. 



quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A biblioteca vista pelos alunos

Pedimos opinião aos alunos sobre a Biblioteca e sobre a Leitura. Os alunos construíram marcadores de livros com as frases que expressavam a sua opinião e ilustraram-nos.
Apresentamos agora os resultado deste magnífico trabalho.





terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A lebre e a tartaruga

Biblioteca cheia com as crianças dos jardins de Aldreu, Balugães, Palme e Fragoso para assistirem ao teatro “A lebre e a tartaruga”. 
Excelente espetáculo proporcionado pela Biblioteca Municipal de Barcelos e apresentado pela companhia de teatro Farol!


terça-feira, 30 de outubro de 2018

Encontro com o escritor Franclim Neto

Hoje, terminamos o Mês das Bibliotecas Escolares com a presença do escritor Franclim Neto, que nos trouxe duas histórias encantadoras: Tesouro perdido... tesouro recuperado e Lobo "Mau" Xau-Xau.







quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Onda Rosa

"O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
A campanha acontece pelo 4º ano consecutivo e depois de no ano passado ter contado com a participação de quase 600 instituições, chegou a altura de voltar a desafiar a comunidade a entrar na Onda."
Fonte: https://www.ligacontracancro.pt/paginas/detalhe/url/onda-rosa

 A nossa Biblioteca, como de costume, associa-se a esta iniciativa, vestindo-se de rosa.


 


terça-feira, 3 de julho de 2018

Projeto "construtor de histórias"



  O “Projeto Construtor de Histórias” é uma atividade que pretende estimular a escrita criativa.
 É um projeto transversal aos vários níveis de ensino, que tem vindo a ser desenvolvido há vários anos no Agrupamento Vertical de Escolas de Fragoso. A nível do 2.º ciclo, o projeto consiste em criar um conto, por ano de escolaridade, sendo construído a partir do trabalho coletivo de cada turma, tendo início na turma A e sendo finalizado nas turmas B e C. Publicamos as histórias construídas pelos alunos do 5.º e 6.º anos.


                História do 5.º ano                                                            História do 6.º ano

Os rebeldes da escola









 

Jornal Eco das Escolas de Fragoso