Como
tem sido hábito no concelho de Barcelos, o Município e a Rede de Bibliotecas
Escolares dinamizaram mais uma Semana
Concelhia da Leitura, que decorreu de 11 a 16 de março.
No
nosso agrupamento foi uma semana repleta de atividades / espetáculos diversos,
que levaram os nossos alunos a contactar e a valorizar a leitura.
Para começar
esta semana tão especial, no dia 11 de março, foi apresentado na Biblioteca Escolar
um espetáculo repleto de magia e encantamento intitulado "A
Cinderela" para os alunos do pré-escolar e 1ºano de escolaridade, pelo
grupo A Capoeira!
Nos dias 12
e 14 de março, deu-se o encontro com o escritor José Torres Gomes, que
apresentou o seu livro “O Elefante Branco”, transmitindo na sua escrita, uma
forma peculiar de comunicar com o mundo, e dando a conhecer a sua fértil
imaginação e a sua criatividade surpreendente que captou a atenção das
crianças. Este encontro decorreu no dia 12 de março, às 13.30 horas para os
alunos da EB1de Durrães e no dia 14 de março, às 10.30 horas, na EB1 de Palme e
às 14.30 para os alunos da EB1 de Aldreu e Fragoso.
No dia 13 de
março, decorreu na Biblioteca Escolar, às 20.30 horas, o Sarau de Poesia- Prazer de Ler, que contou com a presença de cerca
de sessenta alunos do pré-escolar ao 3º ciclo, que declamaram de forma
empolgada e calorosa os poemas por eles selecionados ou inéditos. Este
espetáculo contou com a presença dos familiares e restante comunidade escolar.
As professoras Inês Fonseca e Elisa Neiva, mais uma vez, marcaram presença com
declamações repletas de sensibilidade e emoção. Todos mereceram a atenção e os
aplausos do público.
Ao
longo da semana, os alunos puderam também visitar a feira de livros e a
exposição de poemas inéditos, que esteve patente na Biblioteca Escolar.
A Semana da Leitura culminou com o espetáculo
“Pequenos Grandes Poetas”, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, no
dia 15 de março, para os alunos dos 2º e 3º ciclos, e no dia 16 de março, para
os alunos do 1º ciclo. O Agrupamento de Fragoso esteve muito bem representado
na versão de poema inédito pelos alunos Joana Catarina Barbosa, 3.º ano, com o
poema “Pelos Montes”; Ana Carolina Carvalho, 5.ºano, com o poema “A vida” e
Eduarda Araújo, 9.º ano, com o poema “Ser adolescente”. Na versão de declamação,
as alunas Ana Matilde Magno, 4.º ano de Aldreu, com o poema Pombo-correio de Leonel Neves; Beatriz
Seoane, 5º ano, com o poema Esse Ladrão
de Álvaro Magalhães; e Bruna Queirós do 7º ano, Improviso de amor-perfeito de Cecília Meireles, mostraram mais uma
vez a sua veia declamadora abrilhantando este espetáculo com a sua participação.
Parabéns a
todos os participantes que fizeram a festa da leitura durante esta semana!
