domingo, 31 de março de 2019

SEMANA DA LEITURA 2019

 Como tem sido hábito no concelho de Barcelos, o  Município e a Rede de Bibliotecas Escolares dinamizaram mais uma Semana Concelhia da Leitura, que decorreu de 11 a 16 de março.
No nosso agrupamento foi uma semana repleta de atividades / espetáculos diversos, que levaram os nossos alunos a contactar e a valorizar a leitura.
Para começar esta semana tão especial, no dia 11 de março, foi apresentado na Biblioteca Escolar um espetáculo repleto de magia e encantamento intitulado "A Cinderela" para os alunos do pré-escolar e 1ºano de escolaridade, pelo grupo A Capoeira!
Nos dias 12 e 14 de março, deu-se o encontro com o escritor José Torres Gomes, que apresentou o seu livro “O Elefante Branco”, transmitindo na sua escrita, uma forma peculiar de comunicar com o mundo, e dando a conhecer a sua fértil imaginação e a sua criatividade surpreendente que captou a atenção das crianças. Este encontro decorreu no dia 12 de março, às 13.30 horas para os alunos da EB1de Durrães e no dia 14 de março, às 10.30 horas, na EB1 de Palme e às 14.30 para os alunos da EB1 de Aldreu e Fragoso.
No dia 13 de março, decorreu na Biblioteca Escolar, às 20.30 horas, o Sarau de Poesia- Prazer de Ler, que contou com a presença de cerca de sessenta alunos do pré-escolar ao 3º ciclo, que declamaram de forma empolgada e calorosa os poemas por eles selecionados ou inéditos. Este espetáculo contou com a presença dos familiares e restante comunidade escolar. As professoras Inês Fonseca e Elisa Neiva, mais uma vez, marcaram presença com declamações repletas de sensibilidade e emoção. Todos mereceram a atenção e os aplausos do público.
Ao longo da semana, os alunos puderam também visitar a feira de livros e a exposição de poemas inéditos, que esteve patente na Biblioteca Escolar.
 A Semana da Leitura culminou com o espetáculo “Pequenos Grandes Poetas”, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, no dia 15 de março, para os alunos dos 2º e 3º ciclos, e no dia 16 de março, para os alunos do 1º ciclo. O Agrupamento de Fragoso esteve muito bem representado na versão de poema inédito pelos alunos Joana Catarina Barbosa, 3.º ano, com o poema “Pelos Montes”; Ana Carolina Carvalho, 5.ºano, com o poema “A vida” e Eduarda Araújo, 9.º ano, com o poema “Ser adolescente”. Na versão de declamação, as alunas Ana Matilde Magno, 4.º ano de Aldreu, com o poema Pombo-correio de Leonel Neves; Beatriz Seoane, 5º ano, com o poema Esse Ladrão de Álvaro Magalhães; e Bruna Queirós do 7º ano, Improviso de amor-perfeito de Cecília Meireles, mostraram mais uma vez a sua veia declamadora abrilhantando este espetáculo com a sua participação.
Parabéns a todos os participantes que fizeram a festa da leitura durante esta semana!

MARÇO : MÊS DA LEITURA



O mês de março proporcionou-nos mais um encontro com  palavras,  poemas, histórias e textos, desafiando a imaginação e criatividade dos alunos ao serviço da leitura e da escrita.

Destaque para a noite do "Sarau de Poesia", onde  miúdos e graúdos encheram a Biblioteca da escola, para dar voz à poesia de diferentes autores, bem como a poemas inéditos.



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

FEVEREIRO, MÊS DA TERNURA
Vem à biblioteca dizer-nos o que cabe no teu coração.
Podes dizê-lo por palavras, desenhos, frases, poemas ...




DESAFIOS DA ESCRITA PARA O MÊS DE FEVEREIRO - PNL

PLANO NACIONAL DA LEITURA  
Desafios da leitura para o mês de fevereiro 

JUNTOS POR UMA INTERNET MELHOR

Todos os dias milhões de utilizadores usam as redes sociais. Contudo, apesar da Internet estar cheia de potencialidades, também oferece riscos que podem por em perigo a nossa segurança e bem-estar.
Neste sentido, durante a semana de 4 a 7 de fevereiro , as docentes de TIC e de Cidadania em articulação com a Biblioteca escolar realizaram sessões de sensibilização e de informação para todos os alunos do 5.º e 7.º anos. Foram momentos de aprendizagem, de debate, de  esclarecimento de dúvidas, de alertas para um uso melhor da Internet.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Semana dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro assinalaram-se os 70 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pelas Nações Unidas (10/12/1948). Em resposta às atrocidades da II Guerra Mundial, o mundo proclamou um documento que, pela primeira vez, declarou que os direitos humanos são universais e aplicam-se a todas as pessoas.
             Apesar da existência da declaração, em pleno século XXI, todos os dias, os Direitos Humanos continuam a ser violados. 
Para sensibilizar a comunidade escolar para o respeito e defesa premente de todo o ser humano, a Biblioteca Escolar em articulação com o DCHS, CD, E.E./SPO, clube “É-TE=IGUAL” participou na Semana Concelhia dos Direitos Humanos com a promoção das seguintes atividades:  exploração e ilustração de um direito com cada turma; construção da árvore dos Direitos Humanos;  “missão possível” - promoção de comportamentos socio relacionais; visualização de Videos “Mulheres de coragem” e debate; participação na maratona de Cartas, promovida pela Amnistia Internacional; exposição “ Onde estão os Direitos Humanos?”.
Foi uma semana de sensibilização, reflexão em torno de situações que levaram os alunos a tomar consciência que é necessário e urgente atuarmos para a construção de um mundo mais justo e melhor!


Jornal Eco das Escolas de Fragoso