Mostrar mensagens com a etiqueta Concursos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Concursos. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 27 de junho de 2018

"No poupar está o ganho"- Educação Financeira


No âmbito do projeto “No poupar está o ganho”.promovido pela fundação Dr. António Cupertino de Miranda, os alunos da turma F3 desenvolveram diversas e divertidas atividades, com as quais aprenderam a importância de saber gerir e poupar o seu dinheiro, distinguir despesas essenciais e supérfluas…
Esta projeto começou com uma visita ao Museu do Papel Moeda onde os alunos puderam descobrir a história do dinheiro de papel em Portugal. Seguiram-se os desafios mensais e as “Olimpíadas de Educação Financeira”. Por fim, o projeto culminou com a participação no concurso de Educação Financeira, onde a turma concorreu com uma original história “A quinta dos animais poupadinhos” desenvolvida nas aulas de Português. Tendo sido uma das turmas vencedoras a nível regional, seguiu-se então a Fase Nacional. Os alunos apresentaram o seu trabalho, acompanhando a história com  originais e divertidos mealheiros e uma música que resumia toda a história.

Para conhecer a história clique na imagem 

 A quinta dos animais poupadinhos



“A quinta dos animais poupadinhos”
Letra: alunos da turma F3
Música: “Eu gosto é do verão” - Fúria do açúcar

Era uma quinta com animais a falar
E essa quinta precisavam salvar
E nessa quinta todos a trabalhar
          Com muito esforço já estão amealhar.

Havia o rei, um sapo espertalhão

Comia moscas, cantava no verão
E orgulhoso estava ele do cão
Fazia tudo p’ra ajudar o patrão.

Refrão:
Gostamos  é de poupar
Com o trabalho a quinta vamos salvar.
Investimos,  fazemos poupanças
Boa vida vamos alcançar.
E ao fim do ano, bem sucedidos
A ver os resultados
Estamos felizes por sermos muito poupados.

Era uma vaca que sabia investir
Os seus recursos ela soube gerir.
Como a ovelha não ficou a dormir
E os seus fins elas vão atingir.

E porco o que ele foi engendrar
Belas salsichas ele soube inventar
E já o gato que não soube poupar
O seu dinheiro acabou por esbanjar.









terça-feira, 15 de maio de 2018

Entrega de prémios do concurso literário “Acácia e os fantasminhas”

     No dia 27 de abril, os alunos do 5º ano da Escola E.B.I. de Fragoso deslocaram-se à cidade de Armamar, situada no concelho de Viseu, para receber os prémios que lhes foram atribuídos pelo júri do concurso “Acácia e os Fantasminhas”, promovido pela Biblioteca Municipal de Armamar com o apoio da Câmara Municipal. Quatro alunos do 5ºB receberam o 1º prémio, atribuído ao escalão do 2º ciclo e quatro alunos do 5º A também foram premiados com uma menção honrosa pelo trabalho de expressão plástica, que realizaram, aquando a visita da escritora Margarida Pogarell à escola de Fragoso.
À chegada a Armamar, os alunos e professores foram muito bem recebidos pela Vereadora da cultura, pela mãe da Acácia e por animadores culturais, entre outros, que os acompanharam durante o almoço no parque de merendas da freguesia de Fontelo, onde do adro da capela de São Domingos, a vista sobre o vale do Douro era magnífica.
Já na cidade de Armamar, após uma visita à igreja de São Miguel, cerca das 14:00h, os alunos assistiram à chegada de Acácia à sede da câmara municipal transportada num coche puxado por dois vigorosos cavalos.
 Logo de seguida deu-se início à cerimónia, onde após vários discursos e a intervenção, por videoconferência, da escritora Margarida Pogarell, os prémios foram entregues aos alunos vencedores. No final da sessão, pôde-se cumprimentar a Acácia que distribuiu um lápis como lembrança da cidade de Armamar, a Terra das Emoções.
Uma vez que se estava na capital da maçã de montanha, na hora da despedida, foram oferecidas deliciosas maçãs à comitiva de Fragoso que regressou feliz à escola.
As docentes de Português , 2.º ciclo







     

Concurso Nacional de Leitura

No dia 20 de abril, realizou-se a fase Municipal, da Prova Regional – Municípios da 12.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, no Teatro Gil Vicente, em Barcelos.
As provas municipais contaram com 32 alunos vencedores dos agrupamentos de escolas do concelho, nas várias categorias, do 1.º ciclo ao ensino secundário. Os alunos participantes realizaram uma prova escrita seguida de uma prova oral, subdividindo-se esta em prova de argumentação e prova de leitura, sendo o júri constituído por Pedro Chagas Freitas (escritor), José Campinho (professor) e Victor Pinho (Bibliotecário Municipal).
Para esta fase, os alunos leram os seguintes livros: A namorada japonesa do meu avô, 1.º ciclo; O caderno do avô Henrich, 2.º ciclo, e Cidades de papel, 3.º ciclo.

O nosso Agrupamento esteve muito bem representado pelos alunos Beatriz Seoane, 1.º ciclo; Lara Carvalho, 2.º ciclo, e Tomás Rodrigues, 3.º ciclo. O Tomás foi um dos três alunos selecionados para a prova oral, tendo recebido uma menção honrosa. Parabéns pelo vosso desempenho, gosto pela leitura e pela forma brilhante como se empenharam para representar o nosso Agrupamento. 


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CONCURSO LIVROS FALADOS

 

Livros Falados é uma iniciativa da Visão Júnior a que se associaram a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, a Direção Geral da Saúde e o Oceanário de Lisboa. É aberta a todas as escolas, públicas e privadas, turmas ou grupos de alunos de várias turmas e vários anos.
As atividades propostas visam o treino de competências de leitura, nomeadamente a leitura em voz alta, o reconto e a interpretação, bem como o desenvolvimento de projetos, dentro da sala de aula, sujeitos a dois temas distintos: Saúde Oral e Alimentação e Os Oceanos.
Consulta o regulamento aqui

Concurso Nacional de Leitura

O Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB / Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a rede das Bibliotecas Escolares – promove  mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura, com o objetivo central de estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes:
- 1ª Fase - a realizar nas Escolas, até 23 de janeiro;
- 2ª Fase - a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB, até 30 de abril;
- 3ª Fase - Final Nacional, desenrola-se até ao final do mês de junho de2015.
A participação no concurso está aberta a todos os alunos do 3º ciclo e secundário.
As inscrições para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura estão abertas, na Biblioteca Escolar, até dia 30 de novembro.
As obras seleccionadas para leitura são as seguintes:
 - História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de  Luís Sepúlveda.
-  Histórias da terra e do Mar, de Sophia de Melo Breyner Andresen.
Inscreve-te! Participa! Haverá prémios para os três primeiros classificados e diplomas para todos os participantes.
                                                                                          Mais informações »»»

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Concurso de Leitura 1.º Ciclo

No dia 9 de junho, realizou-se mais uma edição do Concurso de Leitura, dinamizado pelos docentes do 1º ciclo em colaboração com a Biblioteca Escolar.

Poesia e histórias do PNL serviram de base ao concurso e revelou que os alunos do 1º ao 4º ano têm excelentes competências de leitura, o que deixou bastante surpreendidos os elementos do júri.
Ao melhor leitor de cada ano foi entregue um prémio! 

Os nossos parabéns a todos os participantes e continuação de boas leituras!


domingo, 26 de abril de 2015

Concurso Nacional de Leitura - participação do Agrupamento de Fragoso na Fase Distrital

No dia 23 de  abril, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, realizou-se a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura,no Auditório do Parque de Exposições de Braga.Foram  291 alunos de todo o distrito que  puseram à prova as suas competências de escrita, de leitura e de oralidade.
O nosso agrupamento esteve muito bem representado pelas alunas Ana Margarida Maciel, 7.º A; Mariana Maciel, 8. ºC; e Ana Catarina Ferros, 9.º A. 
Parabéns pela participação e empenho demonstrado!

sábado, 21 de março de 2015

CONCURSO "PEQUENOS PEQUENOS GRANDES POETAS"

O Agrupamento de Escolas de Fragoso está de parabéns! 

Ganhou dois prémios no concurso de poesia e declamação "Pequenos Grandes Poetas", que se realizou ontem em Barcelos. 
O 1.º lugar, na categoria de Declamação, foi para a Eduarda Araújo, 5.ºB e Mariana Barreto, 6.º C, com o poema O Livro de João Pedro Mésseder .
O 1.º Lugar, na categoria de Poema Inédito do 3.º ciclo, foi atribuído à aluna Ana Catarina Ferros, do 9.º A, com o poema Mundo de Afetos.
Parabéns às premiadas e também à Leonor Rodrigues, poema inédito Afetos, ao Luís Venda, 2.º ano, declamação do poema do O Peixe Risonhode António Manuel Couto Viana, que representaram muito bem o 1.º ciclo; à Ana Isabel Silva e Tânia Lima, 7.ºC, que representaram de forma muito honrosa o 3.º ciclo com  o poema da autoria da Ana Silva Sentimentos.




MUNDO DE AFETOS

Um toque
Que provoque
Um abraço.

Um olhar
Que desfaça
A solidão.

Uma mão
Que crie
Um laço.

Um beijo
Que una
A nação.

Um sorriso
Que traga
A felicidade.

A humanidade
Que salve
O moribundo.

O afeto
Que sobreviva
Ao inferno do “Nosso Mundo”.
   
Ana Catarina Ferros, 9ºA 



sexta-feira, 20 de março de 2015

CONCURSO DE POESIA E DE DECLAMAÇÃO


Realiza-se hoje, pelas 21 horas, o espetáculo "Pequenos Grandes Poetas", no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos

O nosso agrupamento estará representado pelos alunos Luís Venda, do 1.º ciclo; Eduarda Araújo e Mariana Barreto, do 2.º ciclo, e Ana Isabel  Silva e Tânia Lima, do 3.º ciclo, na categoria de declamação.
Também serão anunciados os vencedores dos poemas inéditos. Nesta categoria estão a concurso os poemas da Leonor Rodrigues, 1.º ciclo, e Ana Catarina Ferros, 3.º ciclo. 
Parabéns a todos os participantes!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

CONCURSO DE CARTAZES PALAVRAS DO MUNDO


No âmbito da Semana da Leitura, que decorre de 16 a 20 de março e cujo tema é "Palavras do Mundo" convidam-se todas as escolas a participar no concurso "Palavras  do Mundo em cartaz".



A Semana da Leitura (16 a 20 de março) convida à (re)descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores, de jornalistas, de cientistas, de políticos e de profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra.


Aqui fica o link para consulta do regulamento
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php?s=concursos&tipo=1

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Concurso Nacional de Leitura | 9ª Edição | 2014/2015

Com o objetivo central de estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, o Plano Nacional de Leitura dá, em 20 de Outubro de 2014, início à 9ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
São parceiros desta iniciativa a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP) e a RTP. 
A participação no concurso está aberta aos alunos dos 3º Ciclo e Ensino Secundário das escolas públicas e privadas do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, qualquer que seja a sua nacionalidade. Na versão Internacional e com coordenação do Camões, IP), também está aberto às escolas no estrangeiro sob sua tutela, com a designação CIL, Concurso Internacional de Leitura.
Regulamento do concurso em:
PARTICIPA! INFORMA-TE E  INSCREVE-TE NA BIBLIOTECA!
Obras selecionadas para a 1ª fase a nível de escola:
  • O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry
  • Os Bichos (Conto Jesus), de Miguel Torga

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Concurso "O espantalho é um poeta"



A Câmara Municipal, em colaboração com a RBEB– Rede de Bibliotecas de Barcelos, promove a 4ª edição do Concurso de Espantalhos “O Espantalho é um Poeta!”. Este concurso destina-se ao ensino pré-escolar e escolas do 1º e 2º Ciclos. Os espantalhos a concurso serão expostos no Parque da Cidade de 30 de maio a 22 de junho.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Pequenos Grandes Poetas










Relembramos que a data de entrega dos trabalhos para o concurso Pequenos Grandes Poetas termina a 14 de fevereiro.

Mais informações no separador Concursos.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Concurso Nacional de Leitura - Resultados da 1ª Fase







Os alunos vencedores da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura são os seguintes:
Ana Catarina Júnior Ferros, 8ºC
Luís Diogo Neiva Costa, 9ºB
Luís Carlos Gomes Sá Queirós, 7ºB

A biblioteca dá os parabéns aos vencedores e a todos os restantes participantes.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Concurso Nacional de Leitura

Os alunos do 3º ciclo podem efetuar a inscrição para o Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca, até ao dia 2 de dezembro.
A prova eliminatória, a nível da escola (1ª fase), decorrerá no dia 12 de dezembro pelas 16h30m.
As obras a concurso são "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" de Luís Sepulveda e "O Tesouro", in Contos de Eça de Queirós, que podem ser requisitados na Biblioteca.
A 2º fase decorrerá entre 3 de março e a 1º semana de maio e consta de provas distritais realizadas nas bibliotecas públicas.
Na 3ª fase será realizada uma prova final, que decorrerá no 3º período, em data e local a determinar.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Concursos

 


Três concursos fantásticos!
Queres participar? Podes procurar informação na biblioteca ou consultar o regulamento no separador "Concursos" deste blogue.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Contas-nos uma história?


Conta-nos uma história!

- Podcast na educação


Estão abertas até dia 15 de janeiro as inscrições para a 5ª edição do "Conta-nos uma história!" Este concurso é uma iniciativa da DGE (Direção Geral da Educação), em parceria com a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), o PNL e o apoio da Microsoft.
Para mais informação devem consultar a página da RBE.

Jornal Eco das Escolas de Fragoso