Mostrar mensagens com a etiqueta Direitos Humanos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Direitos Humanos. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Semana dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro assinalaram-se os 70 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pelas Nações Unidas (10/12/1948). Em resposta às atrocidades da II Guerra Mundial, o mundo proclamou um documento que, pela primeira vez, declarou que os direitos humanos são universais e aplicam-se a todas as pessoas.
             Apesar da existência da declaração, em pleno século XXI, todos os dias, os Direitos Humanos continuam a ser violados. 
Para sensibilizar a comunidade escolar para o respeito e defesa premente de todo o ser humano, a Biblioteca Escolar em articulação com o DCHS, CD, E.E./SPO, clube “É-TE=IGUAL” participou na Semana Concelhia dos Direitos Humanos com a promoção das seguintes atividades:  exploração e ilustração de um direito com cada turma; construção da árvore dos Direitos Humanos;  “missão possível” - promoção de comportamentos socio relacionais; visualização de Videos “Mulheres de coragem” e debate; participação na maratona de Cartas, promovida pela Amnistia Internacional; exposição “ Onde estão os Direitos Humanos?”.
Foi uma semana de sensibilização, reflexão em torno de situações que levaram os alunos a tomar consciência que é necessário e urgente atuarmos para a construção de um mundo mais justo e melhor!


terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Semana dos Afetos e Direitos Humanos

Os afetos e os direitos humanos foram, mais uma vez, o mote para uma semana diferente na nossa escola. Foram várias as iniciativas que realizamos no âmbito da Semana Concelhia dos Direitos Humanos. O nosso principal objetivo foi a mobilização da comunidade educativa na defesa dos direitos e liberdades de TODOS os seres humanos, assim como na aceitação e inclusão das pessoas portadoras de deficiência. Destacamos a maratona de cartas da Amnistia Internacional, o puzzle sobre Inclusão proposto a toda a comunidade educativa pela Educação Especial, a sensibilização em sala de aula através de videos e documentos em PowerPoint, exposições, debate sobre atentados à dignidade do ser humano e realização de marcadores de livros.




terça-feira, 13 de dezembro de 2016

SEMANA DOS AFETOS E DIREITOS HUMANOS



O Agrupamento de Escolas de Fragoso comemorou o Dia da Pessoa Portadora de Deficiência e o Dia dos Direitos Humanos, na semana de 5 a 12 de dezembro, com a realização de várias atividades, que procuraram sempre  levar os alunos a aceitarem a diversidade como algo normal e a respeitarem a pessoa humana. 



Os alunos do 1.º ciclo e pré-escolar trabalharam o livro Elmer e elaboram cartazes alusivos ao tema.

As turmas do 2.º e 3.º ciclos, após visionarem a curta metragem "Cuerdas", refletiram sobre a temática: 




"No mundo há muitas flores 
com vários aromas e várias cores.  
Nós afirmamos com certeza,
que é daí que provém a beleza"
"Humanidade é apreciar a diversidade".
6.º A









Inserida na semana Concelhia dos Direitos Humanos, o clube É-Te=igual fez duas apresentações do painel "É-te igual a violação dos Direitos Humanos". 
A primeira no dia 6 de dezembro no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, na sessão "Uma Carta com esperança", e a segunda dia 7 de dezembro, no átrio, central da escola EBI de Fragoso. Dos 30 artigos que constam na declaração dos Direitos Humanos, os alunos escolheram os 12 que mais os sensibilizavam e atribuíram-lhes imagens preparando assim um painel desmontável. 
O lema escolhido para a atividade foi Lutamos por um mundo livre e justo."


Os direitos humanos foram também trabalhados em sala de aula na disciplina de EMRC, no âmbito das temáticas desenvolvidas no 6.º e 9.º ano.
No 6.º ano, os alunos realizaram marcadores de livros alusivos aos direitos humanos e o 9.º ano, depois de debater os atentados à dignidade do ser humano, construiu um painel para exposição na biblioteca.





sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Jornal Eco das Escolas de Fragoso