Mostrar mensagens com a etiqueta Visitas de Escritores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Visitas de Escritores. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 30 de outubro de 2018
Encontro com o escritor Franclim Neto
Hoje, terminamos o Mês das Bibliotecas Escolares com a presença do escritor Franclim Neto, que nos trouxe duas histórias encantadoras: Tesouro perdido... tesouro recuperado e Lobo "Mau" Xau-Xau.
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
Encontro com a escritora Margarida Pogarell
Dia 26 de Outubro, tivemos o
prazer de receber na Biblioteca a escritora Margarida Pogarell com o seu livro
“Acácia e os fantasminhas”. Uma obra fantástica
que nos leva numa viagem por um mundo onde reinam o amor e a amizade, a ajuda,
a solidariedade e a partilha.
Antecipadamente, os alunos prepararam este encontro explorando
a obra, elaborando questões, poemas, trabalhos que foram apresentados na sessão
com a escritora.
Foi uma tarde muito enriquecedora, com momentos de
partilha, na qual os alunos ficaram a conhecer melhor a escritora, a sua
motivação para a escrita, a história da Acácia.
Num final, houve ainda tempo para uma sessão de autógrafos.
Obrigada Margarida Pogarell pela disponibilidade,
obrigada professores e alunos pelo vosso empenho e pelos excelentes trabalhos!
segunda-feira, 3 de abril de 2017
ESCRITORA ISAURA FÉLIX À “CONVERSA” COM ALUNOS DA EBI DE FRAGOSO
No
âmbito da comemoração da Semana da Leitura, no dia 30 de março, a EBI de
Fragoso recebeu a escritora Isaura Félix de Queirós, natural de Fragoso, para
uma “conversa” com os alunos sobre os seus livros (para além do seu mais recente livro Os
meus amores, escreveu também As dificuldades não
matam o sonho).
Depois de uma breve introdução, a
cargo da professora bibliotecária, a escritora falou da sua vida, dos momentos
mais marcantes, de como surgiu a escrita. Com a sua facilidade comunicativa e
boa disposição, teve a capacidade de cativar a atenção dos alunos, falando das
“coisas sérias da sua vida” num tom sempre acessível e como que a “brincar”,
parecendo que encontrou no riso a receita para a sublimação das mágoas e
sentimentos mais profundos, vertidos nos seus poemas e na sua biografia.
Seguiu-se um momento de perguntas
colocadas pelos alunos, a quem respondeu no mesmo tom descontraído e alegre,
havendo ainda a declamação de alguns poemas da autora por alguns discentes, o que constituiu um
momento de surpresa à autora, que a todos agradeceu, especialmente o terem lido
os seus poemas, de terem preparado a leitura e a coragem de os declamarem
publicamente.
Durante a sua “conversa”, a
escritora dirigiu-se aos jovens estudantes num tom muito direto,
aconselhando-os a aproveitarem o tempo que andam na escola: “Quem me dera que a
minha infância fosse no vosso tempo! Agora tendes tudo facilitado, podeis vir à
escola e muitos não aproveitam! Aprendam! Enquanto andam na escola, aproveitem
para aprender”.
Não há dúvida de que foi “uma
conversa” muito proveitosa. Obrigado, D. Isaura, pelo seu testemunho, pelos
seus escritos e pela partilha destes momentos, que a todos nos enriqueceram.
José Reis
Aqui apresentamos o registo para recordar...
quinta-feira, 30 de março de 2017
Apresentação do livro "Os meus amores"
Hoje, pelas 14h45 na Biblioteca da escola EBI de Fragoso, estaremos à conversa com a professora Isaura Félix de Queirós, que nos irá falar do seu mais recente livro Os meus amores.
Isaura Queirós, natural de Fragoso, é autora também do livro As dificuldades não matam o sonho.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017
Encontro com o escritor Pedro Seromenho
Dia um de fevereiro, os alunos do 3.º e 4.º ano do Agrupamento de Fragoso tiveram o privilégio de embarcar nas histórias com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho. Foram momentos inesquecíveis de aprendizagem, de prazer de ler. Presenteou-nos ainda com uma belíssima ilustração, que foi a delícia de todos os alunos.
O escritor explorou, entre outras, explorou a história do seu último livro "A cidade que queria viver no campo".
um dia a cidade sonhou que foi à procura do menino e que o encontrou a pintar uma traineira.
passados muitos anos, o menino, que já era velhinho, voltou à cidade e tanto um como o outro nunca se esqueceram. Era uma verdadeira amizade. "
4.ºF
terça-feira, 24 de novembro de 2015
Escritor Pedro Seromenho na BE
Após
a apresentação, o nosso amigo Pedro proporcionou, às mais de 150 crianças
presentes, uma fantástica viagem, a quatro tempos, ao mundo da nossa imaginação
e da literatura infantil.
Usando
como combustível a imaginação entrámos no foguetão e viajámos até ao fantástico
mundo de “O Palhaço avaria e o Planeta bateria”. À boleia de “A fuga da
ervilha” demonstrou-nos a simplicidade do complexo sistema digestivo. Após uma
breve paragem para realizar uma bela ilustração (que ofereceu à escola), conduziu-nos
para “As gravatas do meu pai” onde vimos que “tudo tem o seu tempo” e “devemos
crescer passo a passo”. Por último com “Porque é que os animais não conduzem”
entrámos num carro e viajámos pela segurança rodoviária pensando nas “muitas
asneiras que os condutores fazem”. De
seguida, o sempre simpático e bem-disposto Pedro respondeu a todas as questões
colocadas pelos alunos quer
Por
último entregou, pessoalmente, livros autografados e ilustrados com o animal preferido
de cada um dos alunos que os adquiriu.
Gostámos
muito da visita do Pedro Seromenho à nossa escola por ficarmos a conhecer
pessoalmente um escritor e, sobretudo, pela alegre, imaginativa e fantástica
viagem que com ele realizámos.
Prof.
Armando e Turma F3/4, EBI Fragoso
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Manuela Mota Ribeiro

15 novembro
Encontro com a escritora Manuela Mota Ribeiro
Manuela Mota Ribeiro nasceu em 1970, na cidade do Porto.
Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no ano
de 1994. Especializou-se em Medicina Física e de Reabilitação em 2002 (Serviço
de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de S. João). Tendo dedicado a
sua vida profissional à atividade médica e ao ensino universitário, foi
diretora da Clínica Pedagógica da Universidade Fernando Pessoa, no ano de 2006,
e assistente de Anatomia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade do
Porto entre 2006 e 2010. Atualmente, dedica-se quase em exclusivo à escrita.
Fonte: http://www.ebitdabooks.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)








