Mostrar mensagens com a etiqueta Visitas de Escritores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Visitas de Escritores. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Encontro com o escritor Franclim Neto

Hoje, terminamos o Mês das Bibliotecas Escolares com a presença do escritor Franclim Neto, que nos trouxe duas histórias encantadoras: Tesouro perdido... tesouro recuperado e Lobo "Mau" Xau-Xau.







segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Encontro com a escritora Margarida Pogarell

Dia 26 de Outubro, tivemos o prazer de receber na Biblioteca a escritora Margarida Pogarell com o seu livro “Acácia e os fantasminhas”.  Uma obra fantástica que nos leva numa viagem por um mundo onde reinam o amor e a amizade, a ajuda, a solidariedade e a partilha.
Antecipadamente, os alunos prepararam este encontro explorando a obra, elaborando questões, poemas, trabalhos que foram apresentados na sessão com a escritora.
Foi uma tarde muito enriquecedora, com momentos de partilha, na qual os alunos ficaram a conhecer melhor a escritora, a sua motivação para a escrita, a história da Acácia.
Num final, houve ainda tempo para uma sessão de autógrafos.
Obrigada Margarida Pogarell pela disponibilidade, obrigada professores e alunos  pelo vosso empenho e pelos excelentes trabalhos!









segunda-feira, 3 de abril de 2017

ESCRITORA ISAURA FÉLIX À “CONVERSA” COM ALUNOS DA EBI DE FRAGOSO

No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, no dia 30 de março, a EBI de Fragoso recebeu a escritora Isaura Félix de Queirós, natural de Fragoso, para uma “conversa” com os alunos sobre os seus livros (para além do seu mais recente livro Os meus amores,  escreveu também As dificuldades não matam o sonho). 
Depois de uma breve introdução, a cargo da professora bibliotecária, a escritora falou da sua vida, dos momentos mais marcantes, de como surgiu a escrita. Com a sua facilidade comunicativa e boa disposição, teve a capacidade de cativar a atenção dos alunos, falando das “coisas sérias da sua vida” num tom sempre acessível e como que a “brincar”, parecendo que encontrou no riso a receita para a sublimação das mágoas e sentimentos mais profundos, vertidos nos seus poemas e na sua biografia.
Seguiu-se um momento de perguntas colocadas pelos alunos, a quem respondeu no mesmo tom descontraído e alegre, havendo ainda a declamação de alguns poemas da autora  por alguns discentes, o que constituiu um momento de surpresa à autora, que a todos agradeceu, especialmente o terem lido os seus poemas, de terem preparado a leitura e a coragem de os declamarem publicamente.
Durante a sua “conversa”, a escritora dirigiu-se aos jovens estudantes num tom muito direto, aconselhando-os a aproveitarem o tempo que andam na escola: “Quem me dera que a minha infância fosse no vosso tempo! Agora tendes tudo facilitado, podeis vir à escola e muitos não aproveitam! Aprendam! Enquanto andam na escola, aproveitem para aprender”.
Não há dúvida de que foi “uma conversa” muito proveitosa. Obrigado, D. Isaura, pelo seu testemunho, pelos seus escritos e pela partilha destes momentos, que a todos nos enriqueceram.

José Reis


Aqui apresentamos o registo para recordar...



quinta-feira, 30 de março de 2017

Apresentação do livro "Os meus amores"



Hoje, pelas 14h45 na Biblioteca da escola EBI de Fragoso, estaremos à conversa com a professora Isaura Félix de Queirós, que nos irá falar do seu mais recente livro Os meus amores.
 Isaura Queirós,  natural de Fragoso, é autora também do livro As dificuldades não matam o sonho. 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Encontro com o escritor Pedro Seromenho



Dia um de fevereiro, os alunos do 3.º e 4.º ano do Agrupamento de Fragoso tiveram o privilégio de embarcar nas histórias com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho. Foram momentos inesquecíveis de aprendizagem, de prazer de ler. Presenteou-nos ainda com uma belíssima ilustração, que foi a delícia de todos os alunos.   
O escritor explorou, entre outras, explorou a história do seu último livro "A cidade que queria viver no campo". 
"Esta é a história da cidade que nasceu casinha e certo dia várias pessoas foram à cidade e começaram a construir casas, igrejas, escolas,e, quando deram por isso já tinha transformado numa cidade enorme. A cidade encontrou um menino triste, porque o pai estava desempregado. a cidade e o menino conversaram muito e ficaram amigos. mas o menino teve de ir embora e ficaram tristes. 
um dia a cidade sonhou que foi à procura do menino e que o encontrou a pintar uma traineira. 
passados muitos anos, o menino, que já era velhinho, voltou à cidade e tanto um como o outro nunca se esqueceram. Era uma verdadeira amizade. " 
4.ºF













terça-feira, 24 de novembro de 2015

Escritor Pedro Seromenho na BE



 Pela manhã do dia 23 de novembro, graças à ação conjunta  da Biblioteca Escolar e da Biblioteca Municipal de Barcelos, recebemos na nossa Escola, EBI de Fragoso, a visita do escritor e ilustrador Pedro Seromenho.

Após a apresentação, o nosso amigo Pedro proporcionou, às mais de 150 crianças presentes, uma fantástica viagem, a quatro tempos, ao mundo da nossa imaginação e da literatura infantil.
Usando como combustível a imaginação entrámos no foguetão e viajámos até ao fantástico mundo de “O Palhaço avaria e o Planeta bateria”. À boleia de “A fuga da ervilha” demonstrou-nos a simplicidade do complexo sistema digestivo. Após uma breve paragem para realizar uma bela ilustração (que ofereceu à escola), conduziu-nos para “As gravatas do meu pai” onde vimos que “tudo tem o seu tempo” e “devemos crescer passo a passo”. Por último com “Porque é que os animais não conduzem” entrámos num carro e viajámos pela segurança rodoviária pensando nas “muitas asneiras que os condutores fazem”. De seguida, o sempre simpático e bem-disposto Pedro respondeu a todas as questões colocadas pelos alunos quer
sobre a sua vida, quer sobre a sua obra.
Por último entregou, pessoalmente, livros autografados e ilustrados com o animal preferido de cada um dos alunos que os adquiriu.
Gostámos muito da visita do Pedro Seromenho à nossa escola por ficarmos a conhecer pessoalmente um escritor e, sobretudo, pela alegre, imaginativa e fantástica viagem que com ele realizámos.


Prof. Armando e Turma F3/4, EBI Fragoso

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Manuela Mota Ribeiro







15 novembro
Encontro com a escritora Manuela Mota Ribeiro


Manuela Mota Ribeiro nasceu em 1970, na cidade do Porto. Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no ano de 1994. Especializou-se em Medicina Física e de Reabilitação em 2002 (Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de S. João). Tendo dedicado a sua vida profissional à atividade médica e ao ensino universitário, foi diretora da Clínica Pedagógica da Universidade Fernando Pessoa, no ano de 2006, e assistente de Anatomia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre 2006 e 2010. Atualmente, dedica-se quase em exclusivo à escrita.

Fonte: http://www.ebitdabooks.com

Jornal Eco das Escolas de Fragoso