O Agrupamento de Escolas de Fragoso comemorou o Dia da Pessoa Portadora de Deficiência e o Dia dos Direitos Humanos, na semana de 5 a 12 de dezembro, com a realização de várias atividades, que procuraram sempre levar os alunos a aceitarem a diversidade como algo normal e a respeitarem a pessoa humana.
Os alunos do 1.º ciclo e pré-escolar trabalharam o livro Elmer e elaboram cartazes alusivos ao tema.
As turmas do 2.º e 3.º ciclos, após visionarem a curta metragem "Cuerdas", refletiram sobre a temática:
"No mundo há muitas flores
com vários aromas e várias cores.
Nós afirmamos com certeza,
que é daí que provém a beleza"
"Humanidade é apreciar a diversidade".
6.º A
Inserida na semana Concelhia dos Direitos Humanos, o clube É-Te=igual fez duas apresentações do painel "É-te igual a violação dos Direitos Humanos".
A primeira no dia 6 de dezembro no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, na sessão "Uma Carta com esperança", e a segunda dia 7 de dezembro, no átrio, central da escola EBI de Fragoso. Dos 30 artigos que constam na declaração dos Direitos Humanos, os alunos escolheram os 12 que mais os sensibilizavam e atribuíram-lhes imagens preparando assim um painel desmontável.
O lema escolhido para a atividade foi "Lutamos por um mundo livre e justo."
Os direitos humanos foram também trabalhados em sala de aula na disciplina de EMRC, no âmbito das temáticas desenvolvidas no 6.º e 9.º ano.
No 6.º ano, os alunos realizaram marcadores de livros alusivos aos direitos humanos e o 9.º ano, depois de debater os atentados à dignidade do ser humano, construiu um painel para exposição na biblioteca.