terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Semana dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro assinalaram-se os 70 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pelas Nações Unidas (10/12/1948). Em resposta às atrocidades da II Guerra Mundial, o mundo proclamou um documento que, pela primeira vez, declarou que os direitos humanos são universais e aplicam-se a todas as pessoas.
             Apesar da existência da declaração, em pleno século XXI, todos os dias, os Direitos Humanos continuam a ser violados. 
Para sensibilizar a comunidade escolar para o respeito e defesa premente de todo o ser humano, a Biblioteca Escolar em articulação com o DCHS, CD, E.E./SPO, clube “É-TE=IGUAL” participou na Semana Concelhia dos Direitos Humanos com a promoção das seguintes atividades:  exploração e ilustração de um direito com cada turma; construção da árvore dos Direitos Humanos;  “missão possível” - promoção de comportamentos socio relacionais; visualização de Videos “Mulheres de coragem” e debate; participação na maratona de Cartas, promovida pela Amnistia Internacional; exposição “ Onde estão os Direitos Humanos?”.
Foi uma semana de sensibilização, reflexão em torno de situações que levaram os alunos a tomar consciência que é necessário e urgente atuarmos para a construção de um mundo mais justo e melhor!


Dia do Voluntariado

“As m@os que fazem a diferença”

Para assinalar o dia Internacional do Voluntariado, O Clube de cidadania “É-te=Igual?” promoveu um encontro entre voluntários e alunos, para que, partindo de diferentes testemunhos, se percebesse um pouco mais da realidade do voluntariado e do papel que este assume na sociedade.
Voluntários da Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro), dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Delegação de Barcelos) e da Cáritas de Braga, deram forma a uma verdadeira “Biblioteca Humana” no espaço da Biblioteca Escolar, que durante cerca de três horas acolheu a partilha de motivações, vivências e aprendizagens.
Um agradecimento muito especial a estes voluntários, pela disponibilidade, compromisso, entusiasmo e profissionalismo demonstrados, com a certeza de que também hoje contribuíram para que algo especial.


Teatro

No passado dia 10 de dezembro, os alunos do 5º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo baseado na obra “A viúva e o Papagaio” da autoria de Virginia Woolf. A peça de teatro foi encenada e apresentada pela companhia “Caixa de Palco”. Os alunos demonstraram muito entusiasmo, pois os atores desempenharam o seu papel de forma muito inteligente e com muita dinâmica, repletos de muitos momentos de descontração. Esta obra faz parte das metas curriculares, sendo de leitura obras de Educação Literária. 


Teatro "Os piratas"

“PIRATAS” NA ESCOLA
No dia 10 de dezembro de 2018, assistimos a uma peça de teatro, apresentada na Biblioteca da Escola E.B.I. de Fragoso, intitulada “Os Piratas”. Esta peça é uma adaptação da  obra de Manuel António Pina, que possui o mesmo título, e  é estudada na aula de Português, no âmbito do Plano Nacional de Leitura. 
Esta foi apresentada pela companhia de teatro Caixa de Palco. Os atores, ao longo de toda a representação, interagiram constantemente com o público, tendo-se revelado muito divertidos, dinâmicos e ativos. O ator Alexandre Santos desempenhava dois papéis, o de Manuel e o de pirata; o ator Gonçalo Baba, era o capitão, e a atriz Marta Pires desempenhava simultaneamente três personagens: a mãe, Ana e um pirata. 
De um modo geral, a peça estava bem encenada e relata a história de um jovem que que se vê envolvido numa aventura, onde o real e o imaginário se confundem. 
Aconselhamos todos a assistirem à peça, pois temos a certeza que darão umas boas gargalhadas. 
Deixamos o nosso agradecimento à companhia de teatro Caixa de Palco, que nos visitou pela primeira vez, aos nossos professores de Português e à Equipa de Biblioteca Escolar, que nos proporcionaram este momento bastante educativo e divertido.

                            Carolina Gonçalves e Ricardo Oliveira, 6ºC



Semana da Ciência


“Formigas que alinham, rebanhos que entopem e bactérias que nadam - 0 admirável mundo das partículas ativas”, foi o tema da palestra, proferida pelo Professor Doutor Nuno Araújo, da Universidade de Lisboa que abriu a Semana da Ciência no Agrupamento de Escolas de Fragoso.
De 19 a 23 de novembro, os alunos de todas as escolas do agrupamento tiveram a oportunidade de “viajar” um pouco pelo mundo da Física, da Matemática, da Química, das Ciências Naturais e das Tecnologias da Informação, numa iniciativa promovida pelo departamento de Ciências Exatas e Naturais.
Na Matemática fez-se poesia, desvendaram-se mistérios e leram-se mentes sempre a brincar com números. A BE encheu o 1.º ciclo com a arte da ilusão com o químico, escritor e mágico Filipe Monteiro, que apresentou o seu livro “Mestre Carbono, o Cientista” e ainda presenteou os alunos do 9.º ano com a sessão “A Química do Amor”, partilhando os conhecimentos científicos que explicam esta emoção. Nos laboratórios de ciências físico-químicas e naturais “pequenos cientistas” despertaram a curiosidade dos alunos do 1.º ciclo com a realização de atividades experimentais. Um momento privilegiado de encontro com a ciência em que houve ainda lugar para a Hora do Conto com ilustres cientistas do passado, papel tão bem desempenhado pelos alunos do 8.º e 9.º anos. 
A semana não podia terminar sem lembrar a sustentabilidade do planeta. No “Dia da Floresta autóctone” (23 de novembro), as exposições “Árvores Autóctones em Portugal e “Cogumelos da Floresta”, bem como os contributos para o “Mural da Ciência”, assinalaram a importância da preservação enquanto motor de sustentabilidade e prática de cidadania. 



quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A biblioteca vista pelos alunos

Pedimos opinião aos alunos sobre a Biblioteca e sobre a Leitura. Os alunos construíram marcadores de livros com as frases que expressavam a sua opinião e ilustraram-nos.
Apresentamos agora os resultado deste magnífico trabalho.





terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A lebre e a tartaruga

Biblioteca cheia com as crianças dos jardins de Aldreu, Balugães, Palme e Fragoso para assistirem ao teatro “A lebre e a tartaruga”. 
Excelente espetáculo proporcionado pela Biblioteca Municipal de Barcelos e apresentado pela companhia de teatro Farol!


Jornal Eco das Escolas de Fragoso