
No dia 10 de dezembro,
dia Internacional dos Direitos Humanos, os alunos do 6.º A, em representação do
nosso agrupamento, participaram na sessão comemorativa "Uma Carta por um
Sorriso", que se realizou no Auditório da Câmara Municipal, com excelente interpretação
do jogral “Eu tive um sonho” e com a declamação do poema “Direitos Humanos” da
autoria da aluna Ana Margarida Maciel.
Nesta sessão também se
realizou um painel com intervenções da Coordenadora Interconcelhia da Rede de
Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas; do jornalista e animador cultural,
Alberto Serra; de Olinda Ribeiro, com experiência em missões; de um
representante da associação SOPRO e de Victória Triães, da Amnistia Internacional, a quem foram entregues as cartas subscritas pelos alunos e professores, ao
longo da semana, em defesa de indivíduos em risco.
Direitos Humanos
Quando a guerra acabou
nada era garantido.
Um grupo de pessoas
pensou “temos de agir”,
criaram 30 direitos
para que a paz voltasse a surgir.
Todos nascemos iguais,
com direito à igualdade.
O escravatura ficou para trás,
deu lugar à liberdade.
Juntos somos mais fortes,
esquecemos o preconceito.
Todos merecem amor,
Todos merecem respeito.
No dia 10 de Dezembro,
devemos recordar
que uma mão preta e ou branca
tem a mesma força para abraçar.
Ana Margarida Maciel
8.º A



