A biblioteca na Semana da Ciência
quarta-feira, 22 de novembro de 2017
segunda-feira, 20 de novembro de 2017
20 de novembro - Dia Universal dos Direitos das Crianças
A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos das Crianças (1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Neste dia, deixamos aqui algumas sugestões de leitura!
Livro recomendado pelo Plano Nacional de
Leitura1º e 2º Ano de escolaridadeApoio a Projectos relacionados com Cidadania
No ano em que a ONU comemora 20 anos sobre a «Declaração dos Direitos das
Crianças», Luísa Ducla Soares explica, aos mais novos, o significado de alguns
dos Direitos das Crianças como, entre outros, o direito a ter um nome, a uma
educação, à protecção, o direito a ter uma família e a poder brincar. Mas a
autora termina lembrando que as crianças têm também deveres.
Esta colectânea de contos
vive da variedade. Inclui histórias de índole tradicional, outras dos tempos
modernos mas, entre todas, sobressai a que lhe dá o título: Meninos de Todas as
Cores, que a OIKOS e a UNICEF adoptaram como base de uma campanha conjunta
contra o racismo e a segregação. Foi ponto de partida para uma maleta
pedagógica, diversas exposições e tem percorrido o país em teatro de
marionetas.
Livro recomendado pelo
Plano Nacional de Leitura Educação pré-escolar Ler em voz alta/contar/trabalhar
na sala Um conto, quase uma lengalenga, originário da tradição oral africana.
Com alguma ironia faz-nos ver os outros de maneira diferente.
Margarida Fonseca Santos,
em Uma Questão de Azul-escuro, aborda de uma forma bastante sensível e
intimidativa um tema muito actual, o Bullying, que é um comportamento
consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas,
cuja intenção é ferir os outros. Luís é um menino do primeiro ciclo que, um
dia, ao passar no Beco da Agonia, um local pouco iluminado, foi surpreendido
por dois rapazes mais velhos que o agrediram, deixando-lhe o corpo cheio de
manchas azuis. Toda a história se desenrola a partir do momento em que a
professora de ginástica descobre…
terça-feira, 14 de novembro de 2017
Entrevista à escritora Margarida Pogarell
Margarida Pogarell é uma escritora de nacionalidade portuguesa, que vive atualmente na Alemanha. O seu prazer de escrever e a sua sensibilidade por causas humanitárias ligam-na à sua terra natal. Na sessão de promoção da obra “Acácia e os fantasminhas” que ocorreu na E.B. I. de Fragoso, teve a gentiliza de nos responder a várias questões.
5ºC: Com que idade começou a escrever?
MP: Quando era
pequenina, na escola.
5ºC: Como é que se sente ao escrever
obras para crianças?
MP: Eu vivo as
histórias. É como se estivesse lá dentro do livro.
5ºC: Quando era pequena gostava de ler
livros?
MP: Sim, muito para ler
e sonhar…
5ºC: Onde é que passou a sua infância?
MP: Em África.
5ºC: Qual é a origem do nome Pogarell?
MP: Pogarell
é o apelido do meu marido que é de nacionalidade alemã. Pogarell, antigamente,
era o nome de um condado; agora ainda existe na Alemanha uma localidade com
este nome.
5ºC: Qual é a sua disciplina favorita?
MP: O Português e o
Alemão. Sou professora de Português e vivo na Alemanha.
5ºC: O que é que a motivou a ser
escritora?
MP: Foi um livro que eu
li em criança e falava sobre um anão…
5ºC: Quando era pequenina já tinha a
paixão de ser escritora?
MP: Sim, porque eu já
era uma menina muito sonhadora e sonhava mesmo quando estava nas aulas e, às
vezes, a olhar pela janela.
5ºC: Que influência tem a escrita na sua
vida?
MP: Muita!
5ºC: Sobre que tema é que gosta mais de
escrever?
MP: Sobre tudo o que
faça mexer o coração das pessoas.
5ºC: O que sente ao escrever?
MP: Sinto-me inspirada.
5ºC: Quanto tempo demora a escrever um
livro?
MP: Depende do livro. Às
vezes um ano ou até mais!
5ºC: Como é a vida de uma escritora?
MP: É como a de uma
professora…
5ºC: Qual foi o livro que a senhora
gostou mais de escrever?
MP: Gostei de escrever
todos.
5ºC: Qual foi o livro que escreveu que
mais a marcou?
MP: Foi o Livro “A
Acácia e os fantasminhas”.
5ºC: Quando conheceu a menina Acácia?
MP: Conheci a Acácia
meses antes de publicar o livro.
5ºC: A turma da Acácia ainda permanece
junta?
MP: Não, esta turma não
é real.
5ºC: Qual é a idade atual da Acácia?
MP: Tem 14 anos.
5ºC: Onde escreveu a obra “Acácia e os
fantasminhas”?
MP: Metade em África e
metade em Portugal.
5ºC: Quando é que começou a escrever
este livro?
MP: Comecei a escrever
este livro em 2016.
5ºC: Já está a trabalhar no próximo
livro?
MP: Sim.
5ºC: Enquanto escreve, partilha a
história com alguém para pedir conselhos?
MP: Sim, com uma colega.
5ºC: Já alguma vez se cruzou com alguém
a ler um livro seu?
MP: Já vi muitos
meninos, quando vou às escolas.
5ºC: Qual dos seus livros teve mais
sucesso de venda?
MP: “Acácia e os fantasminhas”.
5ºC: Como surgem as ideias para escrever
um livro?
MP: É a sonhar e a
observar.
5ºC: Porque gosta de escrever livros?
MP: Porque é muito bom!
No fim desta entrevista, ficamos a saber um pouco mais sobre a vida desta escritora, a sua motivação e as suas fontes de inspiração.
Agradecemos a sua atenção e enorme
simpatia e esperamos que um dia ainda nos voltemos a encontrar.
Os
alunos da turma 5ºC
A lenda de S. Martinho
Os alunos do 5.º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual, trabalharam a Lenda de S. Martinho. Dando largas à imaginação fizeram lindíssimas ilustrações que formam o livro que apresentamos.
![]() |
| Clica na imagem para ver o livro |
A escola vestiu-se de Rosa
O nosso Agrupamento aderiu, à semelhança dos anos anteriores, à iniciativa Onda Rosa da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esta campanha visa alertar as pessoas para a prevenção do cancro da mama, através de um diagnóstico precoce.
A dinamização esteve a cargo da Biblioteca Escolar e dos Jovens Promotores de Saúde que "vestiram" a escola de rosa.
No dia 30 de outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, todos foram convidados a participar na iniciativa "AVEF veste Rosa" e os Jovens Promotores de Saúde distribuíram lacinhos, sensibilizando desta forma para a temática.
As escolas do 1.ºciclo e Jardins de Infância do Agrupamento também se associaram a esta causa passando, através das crianças, a mensagem para os pais e outros familiares.
A dinamização esteve a cargo da Biblioteca Escolar e dos Jovens Promotores de Saúde que "vestiram" a escola de rosa.
No dia 30 de outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, todos foram convidados a participar na iniciativa "AVEF veste Rosa" e os Jovens Promotores de Saúde distribuíram lacinhos, sensibilizando desta forma para a temática.
As escolas do 1.ºciclo e Jardins de Infância do Agrupamento também se associaram a esta causa passando, através das crianças, a mensagem para os pais e outros familiares.
![]() |
| Painel na Biblioteca |
![]() |
| Painel no Jardim de Infância de Durrães |
![]() |
| Jardim de Infância de Durrães |
![]() |
| Escola 1.º Ciclo de Durrães |
![]() |
| 1.º Ciclo de Durrães |
| Entrada da Biblioteca |
Subscrever:
Mensagens (Atom)











