segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

SEMANA CONCELHIA DA CIÊNCIA

Durante a semana de 25 a 29 de novembro comemorou-se a Semana Concelhia da Ciência e foram muitas as atividades em que os alunos se envolveram, tais como: a participação nas Olimpíadas da Ciência; a participação num Peddy Paper da Ciência para alunos do 2.º ciclo ; a distribuição de factos e curiosidades científicas nos intervalos, por alunos do 6.º ano, vestidos de cientistas (“Cientistas à Solta”); a elaboração de velas e sabonetes naturais, durante um dos intervalos maiores, para toda a comunidade escolar.

No final da semana, no âmbito do Clube Ciência Viva, as turmas do 5.º ano de escolaridade ainda tiveram oportunidade de visitar a Casa do Centro de Ciência Viva de Braga, onde participaram em duas atividades distintas – visualização de um filme no planetário e esclarecimento de dúvidas sobre astronomia e uma atividade sobre o Charco, com esclarecimentos sobre a biodiversidade nele existente, complementada com uma visita ao mesmo, onde foi feita a recolha de água para observação à lupa de seres vivos aí existentes.

No âmbito o Clube de Robótica (AEFRoboti@), os alunos puderam assistir a demostrações de robots LEGO com funcionalidades programadas em Scratch pelos alunos do clube. Puderam ainda assistir à impressão de objetos 3D na impressora do programa LED (Laboratórios de Educação Digital).


segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Semana da Ciência - Cientistas Contemporâneos












Trabalhos realizados pelos alunos do 8.º e 9.ºanos 

Dar voz às palavras

 

Título do livro: “O avô tem uma borracha na cabeça”

Nome do autor: Rui Zink

Resumo da ação:

Este livro conta a história de um avô que vai perdendo a memória, aos poucos, e o neto ao aperceber-se desta situação, resolve fazer um álbum com várias fotografias e ofereceu-lho para que este se lembrasse da sua infância e de outros momentos igualmente importantes perdidos da memória.

A minha opinião sobre o livro: 

É um livro fantástico, e sem dúvida, um dos melhores que já li, porque narra uma história de amizade entre um avô e um neto. Fico feliz e sensibilizado com a relação estabelecida entre ambos.

FRANCISCO  5º ano


Título da obra: “O Dragão”

Autora: Luísa Ducla Soares

Resumo da Ação:
Esta maravilhosa obra conta-nos a história de uma menina que sempre sonhara ter um dragão e, um dia, para sua surpresa, encontra um dragão muito pequeno numa floresta e resolve como sonhava levá-lo para casa. O dragão continuou a crescer e ficou muito inteligente por se alimentar de comprimidos. Infelizmente, acabou por ser capturado, mas a menina consegue libertá-lo e ele voou para ser livre como merecia.

Eu gostei muito de ler este livro porque levou-me a imaginar que é possível a amizade entre uma menina e um dragão. É uma história que nos faz rir, mas também é comovente. Eu aconselho os meus colegas a lê-lo também, pois tenho a certeza que vão adorar tanto como eu!!

                                              André, 5.º ano

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Semana Concelhia da Ciência e da Tecnologia 2024



De 25 a 29 de novembro, a Rede de Bibliotecas de Barcelos (RBEB) em parceria com as escolas promove a Semana Concelhia da Ciência, com o tema “Ciência em Ação”. Esta iniciativa visa enriquecer a formação científica dos jovens do concelho, proporcionando-lhes uma série de atividades educativas e interativas.
Divulgamos o programa das atividades a realizar ao longo da semana no nosso agrupamento, promovidas pelo Departamento de Ciências Exatas em articulação com a Biblioteca Escolar.
Esta semana científica constitui uma oportunidade para toda a comunidade educativa alargar os seus horizontes e desenvolver o interesse pelo mundo da ciência.





À conversa com a professora Clara

 

À conversa com a professora Clara


O aluno Gustavo Pompa, do 5.º C, entrevistou a professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Fragoso para comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Numa conversa tranquila e divertida, a professora Clara Neiva respondeu às perguntas do aluno curioso que quis aprender sobre a biblioteca e sobre o seu papel.

Olá, professora. Quando é que começou a coordenar a biblioteca da nossa escola? Olá, Gustavo. Bem, eu comecei a coordenar esta biblioteca há muitos anos. Comecei em 2006 e por isso, já lá vão 18 anos.

Como é coordenar a biblioteca? Coordenar a biblioteca é um trabalho que envolve várias vertentes. Em primeiro lugar, tenho de coordenar os professores que trabalham aqui comigo, ou seja, a equipa da biblioteca. Depois, tenho de estar no Conselho Pedagógico como representante da Rede de Bibliotecas Escolares, dinamizar atividades e colaborar com os professores em sala de aula em três aspetos muito importantes: a literacia da leitura, a literacia da informação e literacia dos media.

Quais são as tarefas que realiza na biblioteca? Além das que já falei, tenho de registar todos os livros que entram na biblioteca e olha que dá muito trabalho. Quando um livro entra na biblioteca, tem de ser carimbado, registado, colocado o assunto do livro e só depois é que posto na respetiva prateleira. E, sabes, atualmente, uma biblioteca não tem só livros. Na nossa biblioteca, temos computadores que podem ser utilizados para os livros digitais e também tenho de registar. Além disso, tenho de atender os alunos, apoiá-los nas pesquisas e apoiá-los na utilização segura da internet. Depois, com os alunos do Ensino Pré-Escolar e do Primeiro Ciclo, realizo a hora do conto em sala de aula e por isso, vou a todas as escolas do agrupamento.

Por que razão a biblioteca é importante para os alunos? A biblioteca devia ser o local mais importante de uma escola … o centro da escola … porque apoia todos os alunos e os professores em todas as áreas. A biblioteca auxilia os alunos na sua aprendizagem e nas competências necessárias para serem adultos bem formados e informados.

Como é que está organizada a biblioteca da nossa escola? A biblioteca está organizada por espaços. O primeiro espaço está destinado ao atendimento ou ao acolhimento onde tem o balcão e onde qualquer aluno, qualquer pessoa deve ir. Aqui, registamos o que o aluno faz. Não sei se sabes, mas nas bibliotecas públicas não temos de dar satisfações e podemos ir ao espaço que queremos, mas aqui como estamos em rede temos de fazê-lo. No final do ano, tenho de informar a Rede de Bibliotecas Escolares sobre todo o serviço desenvolvido. Então, todas as pessoas têm de ir ao balcão da biblioteca. Depois, há o espaço dos sofás chamado o espaço de leitura informal que é para ler e revistas. De seguida, temos este espaço mais formal que é para lermos os livros que estão nas estantes, para fazermos trabalhos e consultar os livros. Ao fundo da biblioteca, existem mesas para os alunos e professores trabalharem em grupo. Também temos o espaço multimédia que é onde estão os computadores para pesquisar e fazer os trabalhos escolares.

Como foi celebrado o mês internacional das bibliotecas escolares? O mês internacional das bibliotecas foi celebrado de várias formas. O dia das bibliotecas escolares foi no 28 de outubro, mas ao longo do mês tivemos várias atividades. Por exemplo, tivemos leituras partilhadas em que alunos mais velhos leram aos mais novos e outros leram no centro de dia de Fragoso aos idosos. Além disso, mostrámos a biblioteca aos alunos que estão cá pela primeira vez para saberem como funciona, conhecerem o guia do utilizador e as regras. E também tivemos a escritora Elisabete Pereira para os alunos do 1.º ciclo.  

Para a professora, como seria a biblioteca ideal? Ah! A biblioteca ideal não seria está! A biblioteca ideal teria outros espaços, outras mesas, outras cadeiras e adaptada ao tipo e idade dos alunos. Por acaso, não tenho aqui imagens, mas tenho idealizado a biblioteca. Gostaria de um canto de leitura para os mais pequeninos, com cadeiras para o tamanho deles; gostaria de um canto adequado para o visionamento, por exemplo, de vídeos; e gostaria de um canto da leitura para os mais velhos. Eu queria uma biblioteca diferente, apesar desta ser muito boa, mas para ser ideal teria de ser transformada.

Obrigada por participar na nossa entrevista. De nada. Quando quiseres, estou aqui sempre disponível para ajudar.

Dar voz às palavras

 

O livro “O que guarda o rio”, de Isabel Ibañez é uma aventura pelo rio Nilo e pelo Egito, e aprendemos muito sobre o Egito Antigo e a sua conquista pelos britânicos.
A história deste livro é cheia de mistérios e reviravoltas inacreditáveis sobre a protagonista Inez Olivera que foge de Buenos Aires para investigar o desaparecimento dos pais.
Acho que todos o devem ler pela história, romance e suspense e um pouco de thriller…
Foi neste livro que aprendi a ler hieróglifos e, além disso, aprendi muito sobre a Cleópatra e alguns mistérios que o Egito esconde…

Tomás, 6.º A




“Nárnia – o sobrinho do Mágico”, de C.S. Lewis é um livro de ficção que nos fala sobre o caminho para o mundo de Nárnia, criado a partir da Canção do Leão.

Gostei muito da história, tem imagens a preto e branco bem detalhadas e muito bonitas, e tem muita ação e ciência. Uma boa forma de ficares a saber mais sobre o mundo sobrenatural através dos livros.

Érica, 6.ºA





“O Clube dos Cientistas- Ataque pré- histórico”, de Maria Francisca Macedo.
Eu gostei deste livro porque o texto é muito bom e tem várias curiosidades ao longo das páginas, sendo uma história muito criativa.
Este livro apresenta uma secção só de experiências e curiosidades sobre dinossauros. As experiências são muito diferenciadas e podemos fazê-las em casa, pois são fáceis e muito educativas.
A minha parte favorita é quando as personagens prendem o ladrão dos fósseis.

Eu aconselho a leitura dos livros desta coleção. Vais adorar!

Mariana , 6.º A




O impacto das histórias na criatividade das crianças e jovens







 

Dar voz às palavras

Os mini 5 e o cão desaparecido, de Enid Blyton

Este livro é um bom livro, só acho que provoca poucas surpreses.
O livro começa por ensinar uma lição de moral- não poluir as praias.
Quando os Mini Cinco vão à praia deparam-se com um cartaz de um cão desaparecido e resolvem ir à sua procura e o cão Tim conseguir encontrar a sua coleira…

Lê o livro e descobre o final.

Gabriel, 6.º A







O livro “Mary Poppins”, de Pamela Travers é uma obra fantástica, com muitas aventuras, muito entusiasmantes.
A autora escreveu este livro depois da morte da sua mãe e dedica-lho, fazendo referência aos locais onde a mãe viveu.
Mary Popinns tornou-se uma ama de dois meninos e fazia coisas muito divertidas com eles, mas também muito perigosas, na minha opinião.

Experimenta ler um livro diferente…

Maria , 6.º A






O livro “Os Escolhidos”, da autora Sara Leite é um texto narrativo cheio de mistérios e aventuras, rico em detalhes e descrições que trata temas como o amor, a amizade e a importância de fazer escolhas.
As personagens da história vivem muito desafios e têm de fazer muitas escolhas.
O livro leva-nos, por isso, a pensar sobre a importância de fazer escolhas corretas, pois todas as escolhas têm consequências, boas e más.
Trata-se, portanto, de um livro que nos desafia a considerar quais seriam as nossas escolhas se fôssemos nós as personagens, fazendo-nos pensar sobre as situações e decisões a tomar.
É um livro que aconselho a ler.

Miguel 6.º A

Ler entre comunidades

Os alunos do 6.ºano aliaram os conteúdos da disciplina de português com a temática da Biblioteca Escolar "Ler entre Comunidades" e criaram personagens .

Vem descobri-las na BE de forma lúdica, descobrindo "Quem é quem?"

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

6ª Edição Desafio Bebras

   6.ª edição dasafio Bebras - O Desafio Internacional de Pensamento Computacional

O Castor está de volta!
O Agrupamneto de Escolas de Fragoso, participa , mais uma vez, nestes desafios. O grupo de Informática conta com a participação de todos os alunos do 3º ao 9º ano deste agrupamento para ajudar o Castor a resolver os seus desafios! Trata-se de um concurso internacional e tem como objetivo prover o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional. A prova tem 12 desafios que terão de ser resolvidos em 45 minutos. Os alunos melhor classificados poderão participar posteriormente em programas educativos de desenvolvimento da programação e da informática, organizados pela TrreTree2.


segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Dar voz às palavras

 

Inspirada pela leitura, em sala de aula, da obra de Valter Hugo Mãe, “As mais belas coisas do mundo”, para mim «As mais belas coisas do mundo» são: o Amor verdadeiro, o Amor de uma mãe e de um pai, o Amor de uma avó e de um avô, o Amor de toda a família, o Amor dos amigos, o Amor de uma “cara metade”.

O Amor é essencial, sem Amor não se vive, não se é feliz, porque se não tivermos Amor para dar, nem recebermos Amor, o nosso mundo cai e a tristeza toma conta de nós como se fossemos uma marioneta.

 O Amor, a Amizade, o Respeito... isso sim são «As mais belas coisas do mundo».

                                                                    Clara 6.ºB


O livro “ Senhor dos Anéis, a Irmandade do anel”, de J.R.R. Tolkien é incrível!

Tolkien consegue proporcionar a leitura de um livro com a sua beleza de escrita e descrição de paisagens e de personagens. O tema roda à volta de Frodo, um hobbit do Shire que parte numa aventura com nove companheiros de diferentes raças (elfos, hobitts, anões e um feiticeiro, em busca do anel de Sauron). Este livro apresenta as culturas das diferentes raças e seitas religiosas (por exemplo, os Elfos são uma raça guerreira).

Recomendo a leitura deste livro, pois podem contar com batalhas e personagens incríveis que nos transmitem sentimentos reais.

                                                                                       Tomás, 6.º A





sábado, 5 de outubro de 2024

Dia Mundial do Professor

Dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor

Desta forma homenageia-se o papel de todos docentes e educadores  na formação dos cidadãos, na educação da sociedade . 
Os alunos do 6.º ano foram desafiados a continuar a frase "Seu eu fosse professor …", dando asas à sua  imaginação. 











quarta-feira, 3 de julho de 2024

Pablo Picasso no 1.º ciclo

Os alunos do 1ºciclo de Fragoso, executaram um trabalho individual com o objetivo de conhecerem a História das Artes Visuais, através da exploração da obra de um artista “Pablo Picasso”. Os alunos ficaram a conhecer um pouco da vida e obra do pintor, com a observação e análise de algumas obras. Por último, foram convidados a realizar uma atividade artística, que consistiu na pintura de um desenho inspirado nas obras de Pablo Picasso para a construção de um painel coletivo.

1º ciclo de Fragoso



terça-feira, 2 de julho de 2024

Concurso "Falar de Água com Amor"

No âmbito do projeto “Falar de Água com Amor”, edição 2023, o aluno David Fernandes do 5.ºA, foi premiado com o poema inédito conquistando o 3º lugar.
A poesia foi declamada no encontro, promovido pela Comissão de Educação Ambiental e Comunicação (CECEA) da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), sobre Inteligência Artificial, pretendendo acentuar a importância da inteligência emocional na nossa relação com a Água. Estiveram presentes no auditório da Pousada da Juventude de Braga, o Dr. Vitor Pinho, o Eng. Diogo Navarro, a Encarregada de Educação, a Professora Idalina Castro e o Guitarrista Hugo Eira que animou a declamação da poesia.

                                                                                                                            Profª Idalina Castro 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

O meu recreio, o meu mundo: escolas a ler

Na escola Básica de Balugães acreditamos que a leitura é um pilar determinante do desenvolvimento pessoal. Uma das missões da escola é ajudar as crianças a adquirirem o hábito e o gosto pela leitura, bem como a promoção do contacto contínuo comos livros. É lendo que se progride, que se reflete, que se desvenda e recria o mundo. Foi assim que surgiu a ideia de aproveitar o espaço exterior da escola e desenvolver o projeto "O meu recreio, o meu mundo".
Com a colaboração ativa da Junta de Freguesia de Balugães e dos Encarregados de Educação foi possível concluir uma das fases deste projeto com a construção de uma estrutura com camas de tecido exclusivamente dedicadas à atividade da leitura.
Os alunos já começaram a usar e adoraram!

As professoras da EB de Balugães

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Trabalhos premiados no âmbito do Projeto: "Um Documento - Uma História"

Na sequência da cerimónia de entrega de diplomas aos alunos do 5.ºA e do 5.º B da Escola de Fragoso pela excelente qualidade dos trabalhos elaborados, sob orientação da docente Isabel Forte, apresentamos agora os textos criativos redigidos pelos alunos.

Estes textos foram elaborados no âmbito do projeto "Um Documento - Uma História", promovido pelo Arquivo Histórico Municipal com o tema "O Lápis Azul", inserido no programa das comemorações dos 50 anos do 25 de abril do Município.

 Conto “ENCONTRO”

obra de ficção escrita pela turma 5.º A

Zeca, um professor de História, prepara as aulas comemorativas do 50.º aniversário da Revolução dos Cravos. Encontra no sótão da casa uma pasta intitulada” Encontro” e acaba por descobrir uma realidade familiar terrível, narrada pelo pai, dos tempos da ditadura.


Diário “ENCONTRO”

obra de ficção escrita pela turma 5.º B

Esperança, a personagem principal, conhece Eugénio, em 1961, em Barcelos, e apresenta em forma de diário o amor vivido em tempo de guerra colonial, com base na poesia de Eugénio de Andrade.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Cerimónia de entrega de diplomas e certificados

No dia 13 de junho foram entregues os diplomas, os certificados e os prémios aos alunos que participaram no Concurso "Pequenos Grandes Poetas", nas modalidades de Declamação e de Poema Inédito e no Concurso Intermunicipal de Leitura.

Obrigada a todos os contemplados pela excelente prestação e representação da nossa escola 💪 Estão todos de parabéns!

Declamação


1º Ciclo 


2º Ciclo

 

3º Ciclo

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Escola de Fragoso distinguida e premiada no projeto “Um Documento - Uma História”

Decorreu no dia 6 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Barcelos a entrega dos diplomas aos alunos do 5.º ano da Escola Básica de Fragoso, no âmbito do projeto “Um documento - uma História”. 


Pelo segundo ano consecutivo, a escola abraçou o projeto promovido pelo Arquivo Histórico Municipal, tendo, por tema, este ano, “O Lápis Azul”, inserido no programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril do Município e foi, de novo, distinguida pela qualidade dos textos apresentados. 


Com base num documento da PIDE datado de 1954 e enviado à Câmara de Barcelos sobre a apreensão de exemplares da obra literária “Encontro” em duas livrarias da cidade, os alunos foram desafiados a elaborarem textos originais, e as turmas do 5.º ano representaram a escola com um Conto e um Diário. A excelência dos trabalhos foi reconhecida e premiada com um cheque-prenda, e todos os alunos foram convidados a receber um diploma personalizado, entregue pela Vereadora do Pelouro da Cultura, Dra. Elisa Braga. 

A iniciativa pretende fomentar a divulgação de documentos históricos junto da comunidade educativa do concelho, para além de promover conhecimentos ao nível da história, da memória e da identidade cultural, como frisou a Dra. Paula Costa, responsável pelo Arquivo Histórico Municipal. 

Parabéns às turmas A e B do 5.º ano pela redação dos trabalhos e por esta belíssima representação da escola no projeto! 

A equipa da B.E.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Final do Concurso de Poesia "Pequenos Grandes Poetas"

No dia 24 de maio, o Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos encheu-se para a final da 11.ª edição do Concurso “Pequenos Grandes Poetas", a grande festa da poesia: declamação e poesia inédita.
Este concurso promovido pela Biblioteca Municipal em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e Município de Barcelos envolveu, numa primeira fase, as escolas do concelho que selecionaram os melhores poemas inéditos e as melhores declamações, indicando, para a fase final, os alunos que representaram cada agrupamento nas modalidades de declamação e poesia inédita.

O nosso Agrupamento esteve presente com 3 alunos na categoria de declamação (Clara Araújo, 1.º ciclo, com o poema Maria Inês detesta Português, de Luísa Ducla Soares; Mariana Passos, 2.º ciclo, com o poema As pedras, de Maria Alberta Menéres; e Ana Rolo, do 3.ºciclo, com o poema Metade, de Oswaldo Montenegro) e 3 alunos na categoria de poema inédito (Tiago Martins, 1.º ciclo com o poema Valores da liberdade; Mariana Passos, 2.º ciclo, com o poema Aquela lembrança e Lara Barros, 3.º ciclo, com o poema O mês do cravo e da revolução).

Estiveram todos muito bem, por isso estão de parabéns pela qualidade dos poemas e das declamações. Destacamos, com imensa alegria, o facto de a aluna Mariana Passos ter vencido o 1.º prémio na categoria de poema inédito pelo 2.º ciclo, com o seu bonito poema Aquela Lembrança.

Com sala cheia, o espetáculo de poesia começou à tarde com os mais pequenos e prolongou-se pela noite com os mais graúdos. Enquanto o júri deliberava, houve um animado momento de magia que encantou toda a plateia.

Agradecemos a todos os alunos que participaram, aos professores  que, em articulação com a biblioteca escolar, os prepararam e aos pais e encarregados de educação que os acompanharam ao espetáculo.
Estamos certos que, desta forma, ficaram mais enriquecidos, melhores leitores e escritores.

Clara Neiva
Coordenadora da Biblioteca

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Hora do conto: aprender com a biblioteca escolar

No âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar: Literacia da leitura, foram exploradas as obras "A grande birra" e "Os ovos misteriosos", com as crianças do pré escolar de Fragoso.





terça-feira, 21 de maio de 2024

Trabalhos do pré-escolar de Palme

Após a hora do conto, os alunos do pré escolar de Palme exploraram as histórias e elaboraram bonitos trabalhos. Estes são alguns dos trabalhos elaborados pelos alunos baseados nos livros Vamos curar o planeta, O fio invisível, entre outros, sob orientação da sua Educadora Manuela Gonçalves.



sexta-feira, 17 de maio de 2024

Trabalhos do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa

A coleção O Clube dos Cientistas, que já conta com 20 títulos, alia a ficção à ciência, uma vez que os protagonistas destas aventuras recorrem aos seus conhecimentos científicos para ultrapassar os desafios ao longo das histórias.

O campeonato destina-se a alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade, que são convidados a ler um livro desta coleção e a escolherem um momento da história em que os personagens se deparem com um problema para resolver. Os alunos terão de propor uma nova solução, escrevendo um texto que deve incluir a descrição de uma experiência, usando um protocolo experimental, tal como consta no final de cada livro da coleção.

Estes são os trabalhos elaborados pelas turmas do 5.ºB, 6.ºA e 6.ºB do 2.º ciclo da Escola Básica de Fragoso.

Parabéns a todos os que participaram!

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Menção Honrosa no Campeonato de Ciência e Escrita Criativa


Pelo terceiro ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Fragoso é premiado no “Campeonato de Ciência e Escrita Criativa”.

Numa iniciativa da Penguin Educação, a quarta edição prevê a atribuição de dez prémios organizada em duas categorias – 1.º ciclo (3.º e 4.º anos) e 2.º ciclo (5.º e 6.º anos).

A escola participou com trabalhos das turmas do 2.º ciclo e a turma do 5.º A foi distinguida com uma menção honrosa.

O texto redigido a partir do livro da coleção Clube dos Cientistas “O Segredo do Mágico” de Maria Francisca Macedo, remete-nos para uma nova interpretação do enredo da obra (solução alternativa) usando as novas tecnologias para descobrir o mistério do desaparecimento do mágico Houdini. Através da Inteligência Artificial, do uso de Hologramas e da música de Dua Lipa, os C4 resolvem mais um mistério de forma brilhante!

O texto e os protocolos experimentais são o resultado de um trabalho de equipa que envolveu os alunos da turma, os docentes de Português e de Ciências Naturais, a Biblioteca Escolar, a assistente operacional e, ainda, a participação especial de um ex-aluno da escola Tomás Rodrigues, na elaboração do protocolo de I.A.

Esta edição contou com uma adesão expressiva de alunos e professores de todo o país, onde a literatura de mãos dadas com a ciência contribuiu para a recuperação das aprendizagens, indo ao encontro de várias medidas do Plano 23|24 Escola +.

Muitos parabéns à turma distinguida e a todas as turmas participantes, bem como a todos os professores envolvidos.

Salienta-se, ainda, todo o apoio dado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal, com a realização de uma oficina de escrita criativa e um atelier de ciências para todos os alunos envolvidos nesta iniciativa. 
A equipa da Biblioteca

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL