De 25 a 29 de novembro, a Rede de Bibliotecas de Barcelos (RBEB) em parceria com as escolas promove a Semana Concelhia da Ciência, com o tema “Ciência em Ação”. Esta iniciativa visa enriquecer a formação científica dos jovens do concelho, proporcionando-lhes uma série de atividades educativas e interativas.
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Semana Concelhia da Ciência e da Tecnologia 2024
De 25 a 29 de novembro, a Rede de Bibliotecas de Barcelos (RBEB) em parceria com as escolas promove a Semana Concelhia da Ciência, com o tema “Ciência em Ação”. Esta iniciativa visa enriquecer a formação científica dos jovens do concelho, proporcionando-lhes uma série de atividades educativas e interativas.
À conversa com a professora Clara
À
conversa com a professora Clara
O aluno Gustavo Pompa, do 5.º C, entrevistou a
professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Fragoso para comemorar o
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Numa conversa tranquila e
divertida, a professora Clara Neiva respondeu às perguntas do aluno curioso que
quis aprender sobre a biblioteca e sobre o seu papel.
Olá, professora. Quando é que começou a coordenar a biblioteca da nossa escola? Olá, Gustavo. Bem, eu comecei a coordenar esta biblioteca há muitos anos. Comecei em 2006 e por isso, já lá vão 18 anos.
Como é coordenar a biblioteca? Coordenar a biblioteca é um trabalho que envolve várias vertentes. Em primeiro lugar, tenho de coordenar os professores que trabalham aqui comigo, ou seja, a equipa da biblioteca. Depois, tenho de estar no Conselho Pedagógico como representante da Rede de Bibliotecas Escolares, dinamizar atividades e colaborar com os professores em sala de aula em três aspetos muito importantes: a literacia da leitura, a literacia da informação e literacia dos media.
Quais são as tarefas que realiza na biblioteca? Além das que já falei, tenho de registar todos os livros que entram na biblioteca e olha que dá muito trabalho. Quando um livro entra na biblioteca, tem de ser carimbado, registado, colocado o assunto do livro e só depois é que posto na respetiva prateleira. E, sabes, atualmente, uma biblioteca não tem só livros. Na nossa biblioteca, temos computadores que podem ser utilizados para os livros digitais e também tenho de registar. Além disso, tenho de atender os alunos, apoiá-los nas pesquisas e apoiá-los na utilização segura da internet. Depois, com os alunos do Ensino Pré-Escolar e do Primeiro Ciclo, realizo a hora do conto em sala de aula e por isso, vou a todas as escolas do agrupamento.
Por que razão a biblioteca é importante para os alunos? A biblioteca devia ser o local mais importante de uma escola … o centro da escola … porque apoia todos os alunos e os professores em todas as áreas. A biblioteca auxilia os alunos na sua aprendizagem e nas competências necessárias para serem adultos bem formados e informados.
Como é que está organizada a biblioteca da nossa escola? A biblioteca está organizada por espaços. O primeiro espaço está destinado ao atendimento ou ao acolhimento onde tem o balcão e onde qualquer aluno, qualquer pessoa deve ir. Aqui, registamos o que o aluno faz. Não sei se sabes, mas nas bibliotecas públicas não temos de dar satisfações e podemos ir ao espaço que queremos, mas aqui como estamos em rede temos de fazê-lo. No final do ano, tenho de informar a Rede de Bibliotecas Escolares sobre todo o serviço desenvolvido. Então, todas as pessoas têm de ir ao balcão da biblioteca. Depois, há o espaço dos sofás chamado o espaço de leitura informal que é para ler e revistas. De seguida, temos este espaço mais formal que é para lermos os livros que estão nas estantes, para fazermos trabalhos e consultar os livros. Ao fundo da biblioteca, existem mesas para os alunos e professores trabalharem em grupo. Também temos o espaço multimédia que é onde estão os computadores para pesquisar e fazer os trabalhos escolares.
Como foi celebrado o mês internacional das bibliotecas escolares? O mês internacional das bibliotecas foi celebrado de várias formas. O dia das bibliotecas escolares foi no 28 de outubro, mas ao longo do mês tivemos várias atividades. Por exemplo, tivemos leituras partilhadas em que alunos mais velhos leram aos mais novos e outros leram no centro de dia de Fragoso aos idosos. Além disso, mostrámos a biblioteca aos alunos que estão cá pela primeira vez para saberem como funciona, conhecerem o guia do utilizador e as regras. E também tivemos a escritora Elisabete Pereira para os alunos do 1.º ciclo.
Para a professora, como seria a biblioteca ideal? Ah! A biblioteca ideal não seria está! A biblioteca ideal teria outros espaços, outras mesas, outras cadeiras e adaptada ao tipo e idade dos alunos. Por acaso, não tenho aqui imagens, mas tenho idealizado a biblioteca. Gostaria de um canto de leitura para os mais pequeninos, com cadeiras para o tamanho deles; gostaria de um canto adequado para o visionamento, por exemplo, de vídeos; e gostaria de um canto da leitura para os mais velhos. Eu queria uma biblioteca diferente, apesar desta ser muito boa, mas para ser ideal teria de ser transformada.
Obrigada por participar na nossa entrevista. De nada. Quando quiseres, estou aqui sempre disponível para ajudar.
Dar voz às palavras
“Nárnia – o sobrinho do Mágico”, de C.S. Lewis é um livro de
ficção que nos fala sobre o caminho para o mundo de Nárnia, criado a partir da
Canção do Leão.
Gostei muito da história, tem imagens a preto e branco bem
detalhadas e muito bonitas, e tem muita ação e ciência. Uma boa forma de
ficares a saber mais sobre o mundo sobrenatural através dos livros.
Érica, 6.ºA
Eu gostei deste livro porque o texto é muito bom e tem várias curiosidades ao longo das páginas, sendo uma história muito criativa.
Este livro apresenta uma secção só de experiências e curiosidades sobre dinossauros. As experiências são muito diferenciadas e podemos fazê-las em casa, pois são fáceis e muito educativas.
A minha parte favorita é quando as personagens prendem o ladrão dos fósseis.
Eu aconselho a leitura dos livros desta coleção. Vais adorar!
Mariana , 6.º A
Dar voz às palavras
Este livro é um bom livro, só acho que provoca poucas surpreses.
O livro começa por ensinar uma lição de moral- não poluir as praias.
Quando os Mini Cinco vão à praia deparam-se com um cartaz de um cão desaparecido e resolvem ir à sua procura e o cão Tim conseguir encontrar a sua coleira…
Lê o livro e descobre o final.
Gabriel, 6.º A
O livro “Mary Poppins”, de Pamela Travers é uma obra fantástica, com muitas aventuras, muito entusiasmantes.
A autora escreveu este livro depois da morte da sua mãe e dedica-lho, fazendo referência aos locais onde a mãe viveu.
Mary Popinns tornou-se uma ama de dois meninos e fazia coisas muito divertidas com eles, mas também muito perigosas, na minha opinião.
Experimenta ler um livro diferente…
Maria , 6.º A
Ler entre comunidades
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
6ª Edição Desafio Bebras
6.ª edição dasafio Bebras - O Desafio Internacional de Pensamento Computacional