quinta-feira, 7 de maio de 2026

Semana da Leitura promove o prazer de ler e une comunidade educativa

Ao longo da primeira semana de maio, o nosso agrupamento celebrou a Semana da Leitura, uma iniciativa dedicada à promoção do gosto pelos livros e pela leitura e pela partilha de histórias.

Foram vários os momentos enriquecedores que envolveram alunos, professores, famílias e toda a comunidade educativa, em contexto de sala de aula, na biblioteca escolar e nas unidades educativas.

A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, estimulando a imaginação, a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de comunicação. Ler é abrir portas para novos mundos, descobrir diferentes perspetivas e crescer enquanto cidadão.

Um dos momentos mais especiais da semana foi a Hora do Conto, pelos encarregados de educação do jardim-de-infância de Durrães, que aceitaram o convite para vir à escola partilhar histórias com os alunos. A sua participação tornou estes momentos ainda mais próximos e significativos, fortalecendo os laços entre a família e a escola e mostrando às crianças que a leitura pode e deve fazer parte do quotidiano familiar.

Também as atividades “Eu conto, queres ouvir? “10 minutos a ler” e “Leituras partilhadas” proporcionaram experiências de grande envolvimento e aprendizagem. Alunos de diferentes idades tiveram oportunidade de ler em conjunto, trocar ideias e descobrir o prazer de ouvir e contar histórias.

A meio da semana realizamos um inspirador “Sarau de Poesia”, onde a palavra ganhou vida através da declamação de poemas, da expressão artística e da emoção transmitida pelos participantes. Este momento cultural permitiu valorizar a poesia e despertar nos alunos a sensibilidade para a beleza das palavras.

A Semana da Leitura foi, sem dúvida, uma oportunidade única para recordar que os livros continuam a ser companheiros essenciais no crescimento, na aprendizagem e na construção de sonhos.

A equipa da BE




segunda-feira, 4 de maio de 2026

Sarau de Poesia

No dia 29 de abril, a Escola Básica de Fragoso acolheu mais uma edição do seu já habitual Sarau de Poesia, integrado no programa da Semana da Leitura.

A biblioteca escolar transformou-se num espaço de partilha e expressão, onde se viveram momentos memoráveis através de declamações preparadas por alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos. O evento contou ainda com a participação de encarregados de educação e professores, reforçando o espírito de comunidade que caracteriza a escola.

A apresentação esteve a cargo da coordenadora da Biblioteca Escolar, professora Clara Neiva, e dos alunos Francisco Brito e Tomás Cruz, que conduziram o espetáculo de forma envolvente e dinâmica, cativando o público do início ao fim.

O Sarau contou, também, com um momento musical, com a participação de alunos do 6.º A, sob orientação da professora Fernanda Sá.

Ao longo da noite, a poesia foi celebrada, honrando grandes poetas, contando também com poemas inéditos dos alunos e proporcionou a todos os presentes um momento marcado pela emoção, criatividade e partilha.

A equipa da biblioteca destaca a elevada qualidade das apresentações e agradece a presença de todos os que contribuíram para o sucesso de mais uma edição deste evento, que se afirma, ano após ano, como uma verdadeira marca da escola.

A Equipa da B.E



SEMANA DA LEITURA

Está a decorrer a festa da leitura no Agrupamento de Escolas de Fragoso com a realização de diversas atividades. Com esta iniciativa pretende-se celebrar o livro, promover hábitos de leitura e desenvolver a literacia em todas as idades.

Convida-se a comunidade educativa a visitar a feira do Livro e a participar no Sarau de Poesia, que se realiza dia 29 de abril, pelas 20:30.