

O projeto "ler, recuperar e aprender" tem por base a leitura, nos seus vários domínios, que é fundamental para o sucesso dos alunos pela sua transversalidade e pela forma como influencia as aprendizagens em todas as áreas curriculares e não curriculares. Além disso, a leitura tem como propósitos recuperar aprendizagens, estimular e promover o gosto por ler e induzir hábitos leitores.
Este projeto destina-se aos alunos do 1.º ciclo e está a ser desenvolvido em articulação com a Biblioteca, com a colaboração das famílias.
O Agrupamento de Escolas de Fragoso, mais uma vez, aderiu ao desafio da Make-A-Wish, continuando a contribuir para a realização de sonhos, através da participação no NATAL 2021: Concurso de Decoração - Que estrela sou na constelação da Escola?
Votem na decoração da nossa escola, para tal procurem a decoração da imagem e que está identificada como EBI de Fragoso:
Todos os anos, no dia 10 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Outubro é anualmente invadido pela cor rosa (Outubro Rosa), uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, cujo objetivo é consciencializar para a prevenção e importância do diagnóstico precoce do cancro da mama. O nosso agrupamento juntou-se à iniciativa e ao longo do mês foram várias as atividades realizadas no âmbito desta campanha de sensibilização. A cor rosa dominou os principais espaços das escolas do agrupamento, promoveram-se momentos de sensibilização e educação para as datas assinaladas neste mês (15 de outubro - Dia Mundial da Saúde da Mama e 30 de outubro - Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama), preparou-se um escudo contra o cancro da mama ilustrado com elementos de prevenção da doença, e foram distribuídos lacinhos cor-de-rosa por toda a comunidade, envolvendo-se desta forma as famílias.
A equipa da BE
Neste mês de outubro, as bibliotecas escolares estão em festa!
Em Portugal,
o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de
outubro, em 2021 será no dia 25 de outubro.
O tema do
MIBE 2021 “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” traz consigo
o mundo maravilhoso dos contos de fadas e dos contos populares, permitindo a
partilha de histórias que foram transmitidas de geração em geração.
Vamos
começar? “Era uma vez…”
in MIBE - RBE (adaptado)
As pessoas não costumam cuidar e proteger o mar mas tem de haver uma mudança de atitude e uma consciencialização dos atos. Não se pode esquecer que a vida do ser vivo é importante, por isso tem de se preservar os oceanos. O mar sofre muito! O ser humano ao deitar objetos, papéis, roupas, copos… provocará danos gravíssimos e, quem sabe, contínuos ao ecossistema marinho, levando a um desequilíbrio ecológico. Outras causas da poluição dos oceanos são o derrame propositado de petróleo, combustíveis e outros produtos químicos das embarcações, demonstrativo da insensibilidade e crueldade para com o meio ambiente, e os acidentes que podem ocorrer nas plataformas de petróleo. Como se sabe os comportamentos nefastos contra os oceanos trazem consequências, nomeadamente, a extinção ou diminuição de espécies, provocando uma redução na pesca, o que prejudicará o “ganha-pão” dos pescadores. Além disso, o fundo do mar perderá o seu encanto e aqueles que aproveitam as profundezas marítimas para praticarem o mergulho recreativo e usufruírem de um cenário único e maravilhoso poderão deixar de viver estes momentos. Têm de parar! Mas o que poderá ser feito? Será o Homem capaz de mudar mentalidades? O poder está concentrado nas mãos e na voz. Assim, cuidar do mar não é só de uma pessoa… é de todos! Por isso, é necessário trabalhar em grupo, dinamizar ações de limpeza e prevenir/sensibilizar sobre a importância do MAR.Fatima Hernandez, 9º B
História escrita e ilustrada pelos alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Fragoso, no âmbito do projeto " Construtor de Histórias".
Nesta semana de 8 a 12 de março decorreu a Semana Concelhia da Leitura.
Os alunos e encarregados de educação foram desafiados a ler e a fazer o registo fotográfico nos locais mais inusitados. O desafio foi aceite e muitos foram os que partilharam esses momentos.
Sempre a ler, sempre!
Após a leitura das histórias "O sapo Apaixonado" e o "O casamento da gata", as crianças do Jardim de Infância de Aldreu, meteram mãos à obra e o resultado são estes bonitos trabalhos.
Máscaras de proteção decoradas com inspiração em vários artistas plásticos para um carnaval em confinamento
Apoio à distância
“Eu gostei da obra "Saga", porque tem muitas lições de moral, não é longa e achei fácil de entender.” (Bruna Ferreira, 8.ºB)
“Gostei muito da obra "Saga", de Sophia de Mello Breyner Andresen, porque é uma história interessante e comovente. Mostra que seguir os nossos sonhos é importante para conseguirmos o que queremos, mas que também há consequências que nos podem deixar a pensar se devíamos ter feito aquilo ou não.” (Lara Barros, 8.ºB)
“Eu gostei muito da obra da "Saga", porque dá uma lição de moral muito importante, que é nunca desistir dos nossos sonhos, como Hans não desistiu de ser marinheiro. A história também retrata alguns problemas de família que Hans tinha, mas conseguiu ultrapassar tudo e seguir os seus sonhos.” (Maria Gomes, 8.ºB)
“Eu gostei da obra “Saga” e considerei-a bastante interessante, pois causava algum suspense quando Hans pensava no que ia fazer, por exemplo quando ele renunciou ir para a escola em Copenhaga e pediu ao pai dele para ser marinheiro, fugindo num navio inglês com a vontade de seguir o seu sonho, embora para isso tivesse de deixar a sua família. Por isso, eu gostei da obra e recomendo-a a quem goste de livros que causem aventura e suspense.” (Rodrigo Martins, 8.ºB)
Eu gostei da obra “Saga” e achei-a interessante, pois retrata a vida de um homem que largou tudo para correr atrás do seu sonho.” (Rodrigo Carvalho, 8.ºB)
“Eu gostei bastante da obra, pois ver uma pessoa que teve coragem de fugir do seio familiar para viver o seu sonho é bastante corajoso e inspirador. Eu recomendo a obra a todas as pessoas que a possam ler.” (Rodrigo Domingues, 8.ºB)
João Vila-Chã, 6.ºA
Na minha opinião, a obra é muito realista e deixa um pequeno recadinho a quem a lê, que é: não devemos ter vergonha de admitir os nossos medos, independentemente de quais eles forem; nunca devemos fugir deles, mas sim enfrentá-los! Gostei da obra, porque envolve aventura, esforço, compreensão e união. A parte que gostei mais foi quando eles estiveram a fazer uma experiência de contruir fósseis. A parte que gostei menos foi quando eles estavam a fazer uma experiência para descobrir rochas com calcário. A minha personagem favorita é o Chico, porque estava com vergonha de admitir o seu medo, mas de certa forma foi ele quem os ajudou a escapar do incêndio.
Eu li a obra “A Noite de Natal “ da autora Sophia de Mello Breyner Andresen. Na minha opinião, eu gostei deste livro, porque o Natal é uma época que eu adoro e também porque nesta história, a personagem principal, que se chama Joana, é uma menina muito bondosa que se preocupa com o seu novo amigo, o Manuel, que vivia de uma forma mais humilde.
Rita Viana 5º. A
Catarina 5.º A

Lara 6.ºC
Tomás 5.ºA
Santiago Sá 6.ºB