terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Ler é viajar sem sair do lugar

Diário de um banana- a última gota

Este livro fala sobre a vida de Greg e é apresentada cheia de confusões e situações engraçadas.
As férias de verão trazem desafios inesperados e momentos de pura maluquice, fazendo com que cada um se identifique com as suas histórias. Como não correram bem, Greg e os amigos decidiram descobrir o prazer da vida, enfrentando as
dificuldades típicas da adolescência, como a busca de popularidade, a convivência com os colegas e os professores exigentes. Envolvem-se em competições de talentos e atividades fora das aulas que, frequentemente, resultam em situações embaraçosas e hilariantes.
É uma obra muito divertida e que nos incentiva a superar os nossos problemas.

Diana, 5.º B

Diário de um banana- fritar a pipoca

O jornal da escola de Greg descobre que corre o risco de fechar se as notas não subirem e, depois de algumas semanas, a escola afixa um quadro com essa informação.
Greg é transferido para a melhor escola da cidade e o seu amigo a pior, mas tudo muda quando são trocados de escola… desde viagens em carrinhas de cães, a ser um herói quando diz que horas são a um colega…
É um livro muito engraçado e faz-nos pensar sobre a vida ser uma vai e vem, com as reviravoltas próprias das mudanças.
Tomás Silva, 5.º B


Unicórnio- uma festa de sonho

Este livro fala-nos sobre uma menina chamada Paula que anda muito entusiasmada com a sua festa de aniversário e em rever os pais.
Na aula de português, os amigos, em vez de fazerem os trabalhos da aula, estão a desenhar e a preparar a festa de aniversário; em ciências fizeram a lista das guloseimas e depois de saírem da escola vão preparar a prenda para a Paula- uns ténis com asas de borboleta.
O dia de aniversário chega e quando tocam à campainha a amiga está a chorar pois os pais não conseguiram estar presentes devido a um nevão e ela já não quer festejar, mas os amigos estão lá para a ajudar.
Esta obra transmite-nos o valor da amizade e a capacidade de superar situações que nos põem tristes.
Matilde Barreiro , 5.º B



Superestrelas de futebol- Ronaldo

Este livro fala sobre um rapaz que jogava futebol com garrafas na rua da Madeira e que se tornou um ícone do futebol mundial e uma das maiores estrelas do desporto.
Ao longo do livro ficamos a saber o percurso da vida desportiva de Cristiano Ronaldo, os clubes por onde passou e os golos marcados.
É uma boa leitura para quem gosta de futebol e para quem quer saber mais esta superestrela.
Rodrigo Mansuído, 5.º B


   O Homem da nuvem escura

Esta história fala sobre um homem que tinha no cocuruto da cabeça um buraco do tamanho de uma moeda de 5 cêntimos e desse buraco saía uma espessa nuvem preta com ventos fortes, muita chuva e trovoada e, por esse motivo, ninguém gostava dele.
Por onde passava, as ruas ficavam alagadas, as casas inundadas, árvores derrubadas, máquinas avariadas… Por todo o lado havia constipações, faringites, amigdalites e todas as outras doenças que acabam em ites…
Um dia, um menino pobre pedia um pedaço de pão para comer e uma gota de água para beber e o Homem da nuvem escura apareceu e deu-lhe de comer e de beber.
Nesse momento, a nuvem da cabeça ficou mais pequena até desaparecer e o homem e o menino foram juntos para um lugar que ninguém sabe.
Aprendi que com amigos e familiares podemos superar tudo…
Martim Novo, 5.ºB 

O cavaleiro da Dinamarca

O Cavaleiro vivia com a sua família numa floresta na Dinamarca e, numa noite de Natal, anunciou que partiria em peregrinação à Terra Santa para rezar na gruta onde Cristo nasceu, prometendo regressar dois anos depois.
Cumpriu a sua promessa e durante a viagem visitou lugares sagrados e conheceu pessoas que lhe contaram histórias de anos de fé e de coragem. No regresso enfrentou tempestades e perigos, mas manteve a fé.
Na véspera de Natal, já perto de casa, viu um grande pinheiro iluminado por pequenas estrelas acesas por anjos que o guiaram até à sua família.
É uma história inspiradora que nos transmite valores importantes como a fé, a coragem e o amor pela família e a importância de cumprir promessas e nunca desistir.

Dinis Sousa, 5.º B

terça-feira, 25 de novembro de 2025

A Ciência nas histórias

 Exploração de histórias no âmbito da Semana da Ciência. 

A fuga da ervilha e A que sabe a lua, foram as duas histórias exploradas com as turmas F4 e F1. 



terça-feira, 4 de novembro de 2025

Estou no 5.º ano... e agora?!

Criado com o Padlet

LER É VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR

 


O Estranhão fala sobre um rapaz chamado Fred que tem 11 anos e uma personalidade bastante carismática.

Este livro tem vários capítulos e é ótimo para quem gosta de ver uma boa comédia. Cada capítulo tem a sua própria história, uma mais engraçada que a outra.

“O Estranhão” tem uma coleção inteira de histórias incríveis e absolutamente estranhas, mas muito divertidas e engraçadas.

Gostei muito de ler este livro, pois leva-nos a pensar sobre coisas inimagináveis.

Diana Neves, 5:ºA

 

A festa de S. Valentim na escola do Greg está a deixá-lo com vários sentimentos. Por mais que se esforce, não consegue convencer nenhuma rapariga a acompanhá-lo no baile e corre o risco de ir sozinho… O seu amigo também não tem par, mas isso não lhe serve de grande consolo. A sorte aparece e o Greg consegue, finalmente, encontrar um par para a festa, o que quer dizer que o seu amigo é o único sem par, mas tudo pode acontecer…No final, quem vai ser o emplastro?

Gostei muito do livro e acho que exprime muitos sentimentos, com momentos muito cómicos.

Margarida, 5.º A

A história que é contada no livro fala sobre a importância e valor da família. Ao longo da leitura, percebi que as famílias podem ser diferentes, mas todas elas são importantes, sejam grandes ou pequenas, onde o principal é cuidar e amar. O livro refere que uma família não é só um grupo de pessoas que se amam, mas um conjunto onde todos se devem entreajudar, apesar de, por vezes, surgirem alguns conflitos.

Gostei do livro pois mostra uma realidade.

Teresa, 5.º A

 


O estranhão – o rapaz do gorro

O protagonista Fred, uma criança de 11 anos bastante imaginativa que tenta levar uma vida normal, vê-se, frequentemente, envolvido em situações fora do comum…

A escrita de Álvaro Magalhães é inteligente e acessível, mas também exige alguma reflexão… embora haja situações divertidas, o livro não é passivo e convida o leitor a pensar.

Gostei muito da leitura e recomendo!

Clara, 5.ºA

 



Neste livro, vais conhecer muitas raparigas maravilhosas. Miúdas que não se atreviam a arriscar, mas depois venceram o medo e ninguém as conseguia parar. Meninas que duvidam delas próprias, mas depois descobriram as suas forças interiores. Raparigas que desistiram, mas depois, mostraram ao mundo a sua autoconfiança.

Neste livro vais acreditar nos teus sonhos e acreditar que um dia se podem tornar realidade.

Neste livro, há muita confiança nos sonhos das crianças…recomendo.

Carolina, 5.ºA

 

 

 

A FADA ORIANA,  Sophia de Mello Breyner Andresen

O conto começa por apresentar Oriana, uma fada muito bonita e bondosa, responsável por proteger uma floresta inteira: animais, plantas e quatro habitantes humanos, um lenhador, o moleiro, o poeta e uma velha senhora.   Oriana sempre jurou à rainha das fadas que jamais abandonaria a floresta. Mas um dia, enquanto ajudava um peixe a regressar à água, Oriana vê o seu reflexo no rio pela primeira vez. Maravilhada com a sua própria beleza e incentivada pelo peixe invejoso, ela esquece-se dos seus deveres, fica horas a olhar para o seu reflexo, em vez de cuidar dos seus protegidos. A rainha descobre e castiga Oriana: tira-lhe as asas e a varinha de condão, tornando-a uma rapariga comum. Em desespero, ela salva a vida de uma velha senhora cega que cai a um precipício ...

Gostei de ler esta história, porque é um conto que nos ensina uma lição importante: cuidar dos outros e cumprir as promessas feitas.

Mara Sofia, 5.ºA

 

O Rapaz das Estrelas, de Álvaro Magalhães


Esta história baseia-se ma família Paz que, de paz, não tem nada. Trabalha para uma agência secreta e o Filipe é a personagem principal. É o filho mais velho que ajuda os pais a combater o mal, enquanto o irmão mais novo, o Santiago, fica em casa dos avós. A história desenrola-se na procura da personagem principal para descobrir a sua família verdadeira e como ele veio parar à Terra.

Martim Neiva, 5.ºA



A rapariga que bebeu a Lua, de Kelly Barnhill

O livro transporta-nos para um mundo dividido entre uma aldeia, mergulhada no medo, e uma floresta misteriosa habitada por criaturas mágicas. Todos os anos, os anciãos da aldeia deixam um bebé na floresta como sacrifício para apaziguar uma suposta bruxa terrível. O povo acreditava que esse ritual era necessário para garantir a segurança. Contudo, a verdade é bem diferente…A bruxa Xan é bondosa e generosa e resgata os bebés abandonados e entrega-os a famílias amorosas, no outro lado da floresta. Numa dessas viagens, Xan, acidentalmente, alimenta uma bebé com luz da Lua, em vez das estrelas e, sem o saber, confere-lhe poderes mágicos extraordinários. A menina batizada de Luna cresce sob os cuidados da bruxa e a sua magia torna-se difícil de controlar. À medida que Luna cresce, também aumenta a tensão entre a aldeia e a floresta e mistérios antigos começam a ser revelados e percebemos que o verdadeiro mal não está na magia, mas na manipulação e no medo usados pelos poderosos para controlar os fracos.

A obra explora temas como o amor, a esperança, o poder da verdade e da ignorância.

Clara, 5.º A

 

            O gigante Azul, de Katie Cottle


A Maria e a mãe foram à praia e conheceram o gigante azul. Ele apresentou-lhes o grande problema que está a acontecer no mar: a acumulação de lixo nos oceanos. Elas decidem ajudar a limpar e a proteger os animais. Na manhã seguinte e daí em diante, a Maria começou a limpar a praia com os amigos e tornarem os oceanos mais limpos.

A lição que retiro da obra é que devemos reduzir o uso excessivo de plásticos. A mensagem do livro é comovente e oportuna e apresenta às crianças a importância dos atos de cada um, nesta missão conjunta de cuidarmos do nosso planeta e protegê-lo.

Inês Correia, 5.º A

 

O mistério da gruta, Elisabete Pereira


Neste livro, Policarpo vai passar uns dias em casa dos seus avós paternos e, num dos seus passeios, conhece o gnomo Gaspar, um anão muito resmungão. Entretanto, encontram uma gruta, decidem investigar e são surpreendidos por um dragão enorme, temido por todos. Mais tarde, conhecem imensos anões que lhes revelam o mistério da gruta…um segredo que vais conhecer.

É um livro emocionante e cheio de mistérios que não podes deixar de desvendar!

Carolina, 5.ºA

 

 

 

Sabes o quanto eu te adoro, de Alma Gross

Na tua vida não há um só dia em que não haja muitas razões para te adorar. Claro que pode haver um amigo zangado contigo ou podes sentir-te triste, por causa de um castigo…mas mesmo nessas situações há sempre uma coisinha que nunca muda: quem gosta mesmo de ti, adora-te pelo que és, com as tuas qualidades e defeitos… Para alguém te adorar, não precisas de fazer tudo perfeito, basta seres fiel ao que sentes e aprender com as coisas difíceis que acontecem.

Este é um dos meus livros preferidos porque fala sobre emoções boas e outras não tão agradáveis que nos ajudam a encarar cada dia.

Margarida, 5.ºA


O lápis mágico da Malala, de Malala Yousafzai


Quando Malala era ainda uma criança, no Paquistão, ela desejava ter um lápis mágico para desenhar uma fechadura no seu quarto para os seus irmãos não a incomodarem. Com o seu lápis, ela começa a escrever a sua história e a contar a todo o mundo o que se passava com as crianças do seu vale: não tinham direitos iguais e nem todos podiam ir à escola. Com o seu lápis mágico, Malala desejou que ele acabasse com a pobreza e a fome e o direito à educação.

Malala foi distinguida com o prémio Nobel da Paz, na luta pelos direitos das raparigas à educação.

Inês Correia, 5.º A

 

O Hospital dos animais

O livro é constituído por várias histórias infantis diferentes (13). As personagens são exclusivamente animais e as personagens principais estão presentes em quase todas: o doutor elefante, os coelhos enfermeiros, a marmota anestesista, o polvo telefonista.

A ação desenrola-se num hospital, mais precisamente no serviço de urgência e o doutor Elefante é o elemento central, onde anda sempre muito atarefado, no cuidado com os animais.

É um livro com várias piadas e aventuras no mundo da medicina e dos hospitais dos animais.

Santiago Félix, 5.ºA


Certo dia, um rapaz estava em casa doente e viu o seu gato brincar com um carrinho de linhas e pensou: Porque é que os animais não conduzem? E então, descobriu a razão: A chita não conduz porque anda em excesso de velocidade; a lenta tartaruga entope as autoestradas; o pirilampo não tem colete refletor; a girafa é demasiado alta; o papagaio passa o dia ao telemóvel; o tubarão detesta usar cinto e ficar preso; o peru bebeu e ficou embriagado; o touro enlouquece com o sinal vermelho…

Se queres saber todas as razões, lê este livro! É muito divertido e quando entramos neste mundo de animais que parecem pessoas reais, não conseguimos parar de ler!

Tiago Martins, 5.º A

 

N


ão abras este livro Nunca, de Andy Lee

Este livro fala sobre um monstro azul que não queria que abrissem o livro, sem explicar porquê. Está sempre a repetir “ Não vires a página”… e então nós percebemos a razão: ao virar a página ele fica bebé, faz birra e diz que quer a mãe… a cada vez que se vira a página, ele muda de lugar e vai crescendo atá atingir os cem anos! Já muito velho tem medo que ninguém tome conta dele…

Com este livro percebi que todas as fases da vida são importantes e não devemos ter medo de as enfrentar.

Leonardo Faria, 5.ºB

 



Este livro é mais focado no Greg e não no seu irmão mais velho, o Rodrick e constrói-se à volta de um diário que a mãe deu ao Greg e que ele tenta manter sem segredo….até ao momento em que o seu irmão descobre, num incidente nas férias, e tenta fazer chantagem com o Greg.

No final, o segredo acaba por ser exposto, mas de uma forma que ninguém leva muito a sério e o Greg percebe que não é dramático. Esta situação acaba por até melhorar a relação entre os dois, embora continue cheia de provocações.

Diana, 5.ºB

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Ler é viajar sem sair do lugar

 

Diário de um banana-16

Greg estava na equipa de basquetebol criada pela sua mãe e tem de ir a um torneio numa prisão. No primeiro jogo, a equipa do Greg jogou contra os “Mentais” que não eram tão bons, mas a sua inteligência compensava-os. Fizeram muitos pontos, mas perderam 23 a 17.

A seguir jogaram contra “Os Desordeiros” que tinham sido expulsos de todos os jogos e o jogo tornou-se um completo manicómio e terminou em 6-5.

No jogo seguinte, jogaram contra os “ Murmúrios de palco”. Depois da primeira parte, a equipa do Greg já tinha feito dezassete faltas, a equipa adversária aproveitou todas as faltas e ganharam…

No último jogo, um jogador adversário lesionou-se e Greg entra em campo e no último lance apanha a bola, atira-a de costas e faz um cesto de três pontos, o que faz com que ele soubesse como era sentir-se um herói, ao ganhar.

É um bom livro para quem gosta e faz desporto. Para mim, é dos melhores livros que já li.

Tomás Silva  5.º B.

 


Unicórnio, uma brilhante confusão

Esta obra fala sobre uma menina que mudou de cidade e, automaticamente, muda de casa e de escola. No início está a ser difícil e a Cláudia (personagem principal) está muito nervosa. A primeira aula é a aula de poções, mas engana-se e, em vez de sair o que a professora pediu, a poção explodiu e toda a turma se riu dela. A aula de voo de unicórnio também foi um desastre…

Entretanto, os pais abriram uma loja de comida mágica e duas colegas da turma aparecem na loja e tornam-se amigas. No dia seguinte, mostram a escola à Cláudia, ensinam-na a andar de unicórnio e a aula de poções corre lindamente.

Acho uma obra muito bonita e explica-nos que não devemos ficar tristes porque ainda não nos sentimos à vontade em determinados locais, especialmente quando mudamos de cidade e de escola.

Matilde Barreiro 5.ºB

 

Não abras este livro (senão)…

Este livro fala sobre um monstro que faz de tudo para não passar de página.

A primeira tentativa que ele faz é pintar a página e fingir que é 100% de chumbo e que não ia conseguir!

Na segunda página explicou porque é que estava a tentar que não virassem a página, dizendo que fez um acordo com um duende que lhe devolveria a idade normal, se ninguém lesse o livro, caso contrário, ativaria o feitiço.

Mas eu virei… e de cada vez que o faço, ele encolhe-se até desaparecer.

Disse-me: “ Se não parares de virar a página eu não chego à comida e desapareço”- , mas eu virei, virei e virei…até chegar ao fim.

Na minha opinião, ele queria voltar à sua idade normal e tentou de várias formas, mostrando-nos que não devemos desistir dos nossos sonhos.

Maria Faria , 5.º B


A festa de pijama

A Charlotte olhou para baixo e soltou um gritinho de alegria, os calções e a camisola tinham-se transformado num vestido de princesa cor-de-rosa e conseguia sentir a tiara no meio dos caracóis do cabelo castanho.

A menina saltou à procura da Mia e estremeceu, pois a princesa Veneno, maldosa e cruel, usaria a magia para estragar desejos. Sempre que era bem-sucedida, o palácio ruía mais um bocadinho…

Esta obra está bem escrita e é uma obra aconselhada a crianças para aprenderem a superar dificuldades.

Ana Clara, 5.º B

 



terça-feira, 28 de outubro de 2025

Outubro Rosa


No dia 23 recebemos na nossa escola a Dra. Cristiana Castro, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que nos veio falar sobre a temática do cancro em geral e, em particular, sobre o cancro da mama.

Estiveram presentes as três turmas do 9.º ano e uma do 7.º ano. Foi uma sessão importante e esclarecedora, que permitiu aos alunos aprofundar os seus conhecimentos e refletir sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Projeto Ler Fora da escola

 O projeto "LER Fora da Escola" é uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Projeto Ler da Fundação Belmiro de Azevedo para fomentar a leitura em contexto familiar.

A iniciativa pretende criar uma ponte entre a escola e casa, valorizando o papel dos pais na promoção de hábitos de leitura diários e afetivos. Através de roteiros e sugestões de atividades lúdicas, o projeto incentiva a partilha de histórias e brincadeiras, tornando a aprendizagem da leitura ainda mais divertida e natural.

Foi sugerido aos pais que criassem um espaço acolhedor para ler, com os  livros infantis que tenham em casa e, se possível, acessíveis às crianças. 

CANTINHOS DE LEITURA


Escrita Criativa

O gato                                                                 

Eu queria ser um gato
um gato matreiro
que trepava às árvores
e caía do pinheiro.

Eu queria ser um gato
um gato solteiro
brincava com as namoradas
ao lado do celeiro.

Eu queria ser um gato
um gato mealheiro
saía de casa
e roubava todo o dinheiro.

Eu queria ser um gato
um gato preguiçoso
tocava viola no sofá
e era muito teimoso.


Texto coletivo F2B

O cão


Eu queria ser um cão
um cão de louça fina
gostava de estar à entrada
da casa da Josefina.

Eu queria ser um cão
um cão de raça
ajudava o meu dono
a fazer uma caça.

Eu queria ser um cão
um cão rafeiro
passeava pelas ruas
a pedir dinheiro.

Eu queria ser um cão
um cão vadio
procurava um dono
para viver num casario.


Texto coletivo F2B




quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Ler é viajar

 


Título da obra: “O diário de um banana assim vais longe”


    A mãe do Greg organizou uma viagem de carro com a desculpa de que é a melhor opção para passar férias, mas não tinham nada reservado. Andaram algum tempo e, finalmente, encontraram uma casa.
    Quando chegaram verificaram que a casa estava suja, cheirava mal e não tinha Internet. Ficaram lá quatro dias. No último dia foram a um parque de piquenique e quando estavam a comer, tranquilamente, um porquinho abeirou – se deles e não parava de os seguir.
     Foram aventuras atrás de aventuras.


Maria Rita  5º A

Ler é viajar


Título da obra “Alerta emoções”

    Api, o Mel e a Luz são três irmãos que viajam na caravana das emoções para resolver alguns problemas das crianças. Api era a mais engenhosa, o Mel fazia doces com bons sentimentos que ajudavam a digerir aquilo que nos faz mal. A Luz tinha sempre boas ideias para iluminar os dias das crianças. Sempreu, o ouriço resmungão que conduz a caravana acaba sempre por dar uma ajuda. Mas também há quem dificultasse a tarefa, como é o caso do Inspetor Burocrácico.
    Este livro retrata a história de cinco personagens a interagir com o Du, o menino extremamente stressado, que parecia uma panela de pressão, sempre pronta a explodir.

   Recomendo este livro a crianças ansiosas e estressadas. Porque ajuda a perceber que há muitas pessoas assim. E com a alguns conselhos é possível sentirem-se melhor.


Maria Rita

5ª A

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Encontro com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho

 

No dia 13 de outubro, os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Fragoso tiveram a oportunidade de estarem com o escritor Pedro Seromenho.

No período de manhã, esteve com os alunos de Fragoso e de Palme e durante a tarde, com os alunos de Durrães e Balugães.

Com a sua empatia e simpatia conseguiu cativar atenção e envolvência de todos nas histórias e nas ilustrações que foi criando durante as sessões.

Foi uma inspiração para todos os presentes, conseguindo, através do seu humor e simpatia, incentivá-los para a criatividade, para a escrita e para a leitura.   

Houve ainda tempo para momentos de brincadeiras com a poesia e para responder às perguntas feitas pelos alunos e professores, sempre com a sua simpatia e humor.

Foram momentos inesquecíveis, que deixou em todos a vontade de ler mais e também de desenhar!

Obrigada Pedro Seromenho! Ficamos à espera do próximo livro!



 

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Encontro com o escritor Pedro Seromenho


Dia 13 de de Outubro, vamos ter a presença do escritor/ilustrador Pedro Seromenho no nosso agrupamento. Estará com todos os alunos do 1.º ciclo, com a apresentação de algumas histórias dos seus livros.   

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

MIBE: OUTUBRO MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES



Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.
O mote para este ano já está lançado:  Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias.

No nosso agrupamento irão ser dinamizadas as seguintes ações: 



quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Aprender na biblioteca

 


Continuamos com as visitas à biblioteca

Desta vez, uma turma do 5.º ano ficou a conhecer melhor este espaço, como estão organizados os livros, as regras de funcionamento..  e ainda teve oportunidade de fazer um jogo sobre as classes dos livros.









quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Visita à Biblioteca

 Começaram as visitas de turmas à biblioteca. Desta vez foi a turma F2.

Conhecer para aprender! 

Sejam bem-vindos meninos!



terça-feira, 16 de setembro de 2025

Bem-vindo a mais um ano letivo!

Mais um ano escolar a começar! Tantas oportunidades de crescer, de conhecer, de viajar com os livros! Chegaram livros novos! Não percas a oportunidade de os explorar!

A biblioteca escolar está de portas abertas para te receber! 

Bom ano para todos!



Ler é viajar sem sair do lugar