| Clicar na imagem |
quarta-feira, 10 de abril de 2019
sábado, 6 de abril de 2019
“Brain Ideas – dá valor às boas ideias”
Realizou-se no
dia 28 de março, na Biblioteca Escolar da Escola Básica Integrada de Fragoso,
uma série de sessões de esclarecimento, realizadas pela Deco, nomeadamente pela
Dr.ª Sofia Aguiar com o tema “Brain Ideas”, em que estiveram presentes as
turmas do 7º ano e uma do 5º ano de escolaridade.
As sessões
contemplaram os temas “Propriedade Intelectual”, “Propriedade Industrial”,
“Direitos de Autor”, “Contrafação” e “Pirataria”.
O cérebro é,
nesta época da sociedade da informação e conhecimento, o principal motor que
faz avançar a nossa sociedade, pois dele nasce a criatividade, inovação e o
empreendedorismo. Daí a necessidade de proteger a propriedade intelectual, seja
ela desde um simples poema a um livro, um filme, uma pintura, uma música ou
qualquer outra forma artística. Por isso existem o Direito de Autor e Direitos Conexos que são um conjunto de normas
criadas para proteger obras originais, dos domínios literário, científico e
artístico, com o objetivo de garantir que os autores, intérpretes e executantes
sejam reconhecidos e recompensados pelo seu trabalho de criação, interpretação
ou execução.
Diretamente
relacionada com a propriedade intelectual está a propriedade industrial, que
contempla as marcas, as patentes e os designs abrangidos por direitos de
utilização, produção e comercialização exclusivos. As marcas levam-nos, através
de símbolos, desenhos e cores ou sons específicos, a identificar de imediato os
produtos. Na atual sociedade isso tem grande importância porque os consumidores
associam-nas à maior ou menor qualidade do produto, sendo inclusivamente
elemento distintivo e fator de valorização e indicação de estatuto social… As
patentes são, de modo simplista, o registo de quem cria algo de modo a que
quando esse produto for comercializado lhe dê os proventos do seu trabalho de
criação e execução e o produto não possa ser criado e comercializado sem a sua
autorização, perdendo assim o justo pagamento pelo trabalho que teve. O design
é o conjunto de linhas ou cores, formas, etc.. caraterísticos de um artigo
industrial ou artesanal e que, uma vez registado, está também protegido por
lei.
Relacionado
com os direitos anteriormente referidos está a contrafação, que não é mais que
a utilização e reprodução total ou parcial de um produto de outra pessoa, como
sendo seu. “Por exemplo, fabricar uns ténis ou uma t-shirt iguais ou
semelhantes (… ) copiando a designação, o design ou logótipo a uma marca
conhecida, sem autorização do proprietário da marca, consiste num ato de
contrafação.” – diz a DECO, e como tal. é crime e punido por lei.
A
pirataria é na prática, o não respeito dos direitos de autor, reproduzindo
obras, ou parte delas, em qualquer formato, seja em papel ou formato digital,
etc… para serem distribuídas sem o consentimento dos criadores, quer
gratuitamente, quer gerando proveitos próprios, lesando assim aqueles que
tiveram o trabalho de criação e ou execução dos produtos originais. Hoje em dia
temos inúmeros exemplos de pirataria como o caso da divulgação de obras de
excelente qualidade através das tecnologias da informação e comunicação, como
filmes, jogos, músicas, etc… que por vezes descarregamos sem nos lembrarmos que
estamos a prejudicar os autores e criadores, cometendo um ato ilegal.
Neste
contexto foi abordado o plágio e
formas de o evitar, como por exemplo a citação nos moldes corretos e também as
fontes legais…
Esta
sessão de esclarecimento teve início com o preenchimento de um questionário
anónimo, pelos alunos sobre os assuntos referidos, que será novamente passado em
data posterior pelos professores aos alunos e recolhidos, de modo a que seja
retirada ilação da eficácia dos esclarecimentos prestados.
A
sessões terminaram com um “Quiz interativo”, que foi projetado e do agrado dos
alunos que podiam demonstrar os conhecimentos adquiridos ou esclarecidos, que
terminaram invariavelmente com muito bom resultado em todas as turmas.
Estas sessões foram
dinamizadas pelas áreas disciplinares CDES, projeto PES, Biblioteca Escolar,
Direção Executiva e tiveram como finalidade, além de incrementar nos alunos os
valores que os devem nortear relativamente aos temas acima enunciados,
torná-los cidadãos críticos, responsáveis e interventivos.
Júlio Miranda
domingo, 31 de março de 2019
SEMANA DA LEITURA 2019
Como
tem sido hábito no concelho de Barcelos, o Município e a Rede de Bibliotecas
Escolares dinamizaram mais uma Semana
Concelhia da Leitura, que decorreu de 11 a 16 de março.
No
nosso agrupamento foi uma semana repleta de atividades / espetáculos diversos,
que levaram os nossos alunos a contactar e a valorizar a leitura.
Para começar
esta semana tão especial, no dia 11 de março, foi apresentado na Biblioteca Escolar
um espetáculo repleto de magia e encantamento intitulado "A
Cinderela" para os alunos do pré-escolar e 1ºano de escolaridade, pelo
grupo A Capoeira!
Nos dias 12
e 14 de março, deu-se o encontro com o escritor José Torres Gomes, que
apresentou o seu livro “O Elefante Branco”, transmitindo na sua escrita, uma
forma peculiar de comunicar com o mundo, e dando a conhecer a sua fértil
imaginação e a sua criatividade surpreendente que captou a atenção das
crianças. Este encontro decorreu no dia 12 de março, às 13.30 horas para os
alunos da EB1de Durrães e no dia 14 de março, às 10.30 horas, na EB1 de Palme e
às 14.30 para os alunos da EB1 de Aldreu e Fragoso.
No dia 13 de
março, decorreu na Biblioteca Escolar, às 20.30 horas, o Sarau de Poesia- Prazer de Ler, que contou com a presença de cerca
de sessenta alunos do pré-escolar ao 3º ciclo, que declamaram de forma
empolgada e calorosa os poemas por eles selecionados ou inéditos. Este
espetáculo contou com a presença dos familiares e restante comunidade escolar.
As professoras Inês Fonseca e Elisa Neiva, mais uma vez, marcaram presença com
declamações repletas de sensibilidade e emoção. Todos mereceram a atenção e os
aplausos do público.
Ao
longo da semana, os alunos puderam também visitar a feira de livros e a
exposição de poemas inéditos, que esteve patente na Biblioteca Escolar.
A Semana da Leitura culminou com o espetáculo
“Pequenos Grandes Poetas”, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, no
dia 15 de março, para os alunos dos 2º e 3º ciclos, e no dia 16 de março, para
os alunos do 1º ciclo. O Agrupamento de Fragoso esteve muito bem representado
na versão de poema inédito pelos alunos Joana Catarina Barbosa, 3.º ano, com o
poema “Pelos Montes”; Ana Carolina Carvalho, 5.ºano, com o poema “A vida” e
Eduarda Araújo, 9.º ano, com o poema “Ser adolescente”. Na versão de declamação,
as alunas Ana Matilde Magno, 4.º ano de Aldreu, com o poema Pombo-correio de Leonel Neves; Beatriz
Seoane, 5º ano, com o poema Esse Ladrão
de Álvaro Magalhães; e Bruna Queirós do 7º ano, Improviso de amor-perfeito de Cecília Meireles, mostraram mais uma
vez a sua veia declamadora abrilhantando este espetáculo com a sua participação.
Parabéns a
todos os participantes que fizeram a festa da leitura durante esta semana!
MARÇO : MÊS DA LEITURA
O mês de março proporcionou-nos mais um encontro com palavras, poemas, histórias e textos, desafiando a imaginação e criatividade dos alunos ao serviço da leitura e da escrita.
Destaque para a noite do "Sarau de Poesia", onde miúdos e graúdos encheram a Biblioteca da escola, para dar voz à poesia de diferentes autores, bem como a poemas inéditos.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019
JUNTOS POR UMA INTERNET MELHOR
Todos os dias milhões de utilizadores usam as redes sociais. Contudo, apesar da Internet estar cheia de potencialidades, também oferece riscos que podem por em perigo a nossa segurança e bem-estar.
Neste sentido, durante a semana de 4 a 7 de fevereiro , as docentes de TIC e de Cidadania em articulação com a Biblioteca escolar realizaram sessões de sensibilização e de informação para todos os alunos do 5.º e 7.º anos. Foram momentos de aprendizagem, de debate, de esclarecimento de dúvidas, de alertas para um uso melhor da Internet.
terça-feira, 29 de janeiro de 2019
Semana dos Direitos Humanos
No dia 10 de dezembro assinalaram-se os 70 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pelas Nações Unidas (10/12/1948). Em resposta às atrocidades da II Guerra Mundial, o mundo proclamou um documento que, pela primeira vez, declarou que os direitos humanos são universais e aplicam-se a todas as pessoas.
Apesar da existência da declaração, em pleno século XXI, todos os dias, os Direitos Humanos continuam a ser violados.
Para sensibilizar a comunidade escolar para o respeito e defesa premente de todo o ser humano, a Biblioteca Escolar em articulação com o DCHS, CD, E.E./SPO, clube “É-TE=IGUAL” participou na Semana Concelhia dos Direitos Humanos com a promoção das seguintes atividades: exploração e ilustração de um direito com cada turma; construção da árvore dos Direitos Humanos; “missão possível” - promoção de comportamentos socio relacionais; visualização de Videos “Mulheres de coragem” e debate; participação na maratona de Cartas, promovida pela Amnistia Internacional; exposição “ Onde estão os Direitos Humanos?”.
Foi uma semana de sensibilização, reflexão em torno de situações que levaram os alunos a tomar consciência que é necessário e urgente atuarmos para a construção de um mundo mais justo e melhor!
Dia do Voluntariado
“As m@os que fazem a diferença”
Para assinalar o dia Internacional do Voluntariado, O Clube de cidadania “É-te=Igual?” promoveu um encontro entre voluntários e alunos, para que, partindo de diferentes testemunhos, se percebesse um pouco mais da realidade do voluntariado e do papel que este assume na sociedade.
Voluntários da Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro), dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Delegação de Barcelos) e da Cáritas de Braga, deram forma a uma verdadeira “Biblioteca Humana” no espaço da Biblioteca Escolar, que durante cerca de três horas acolheu a partilha de motivações, vivências e aprendizagens.
Um agradecimento muito especial a estes voluntários, pela disponibilidade, compromisso, entusiasmo e profissionalismo demonstrados, com a certeza de que também hoje contribuíram para que algo especial.
Teatro
No passado dia 10 de dezembro, os alunos do 5º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo baseado na obra “A viúva e o Papagaio” da autoria de Virginia Woolf. A peça de teatro foi encenada e apresentada pela companhia “Caixa de Palco”. Os alunos demonstraram muito entusiasmo, pois os atores desempenharam o seu papel de forma muito inteligente e com muita dinâmica, repletos de muitos momentos de descontração. Esta obra faz parte das metas curriculares, sendo de leitura obras de Educação Literária.
Teatro "Os piratas"
“PIRATAS” NA ESCOLA
No dia 10 de dezembro de 2018, assistimos a uma peça de teatro, apresentada na Biblioteca da Escola E.B.I. de Fragoso, intitulada “Os Piratas”. Esta peça é uma adaptação da obra de Manuel António Pina, que possui o mesmo título, e é estudada na aula de Português, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Esta foi apresentada pela companhia de teatro Caixa de Palco. Os atores, ao longo de toda a representação, interagiram constantemente com o público, tendo-se revelado muito divertidos, dinâmicos e ativos. O ator Alexandre Santos desempenhava dois papéis, o de Manuel e o de pirata; o ator Gonçalo Baba, era o capitão, e a atriz Marta Pires desempenhava simultaneamente três personagens: a mãe, Ana e um pirata.
De um modo geral, a peça estava bem encenada e relata a história de um jovem que que se vê envolvido numa aventura, onde o real e o imaginário se confundem.
Aconselhamos todos a assistirem à peça, pois temos a certeza que darão umas boas gargalhadas.
Deixamos o nosso agradecimento à companhia de teatro Caixa de Palco, que nos visitou pela primeira vez, aos nossos professores de Português e à Equipa de Biblioteca Escolar, que nos proporcionaram este momento bastante educativo e divertido.
Semana da Ciência
“Formigas que alinham, rebanhos que entopem e bactérias que nadam - 0 admirável mundo das partículas ativas”, foi o tema da palestra, proferida pelo Professor Doutor Nuno Araújo, da Universidade de Lisboa que abriu a Semana da Ciência no Agrupamento de Escolas de Fragoso.
De 19 a 23 de novembro, os alunos de todas as escolas do agrupamento tiveram a oportunidade de “viajar” um pouco pelo mundo da Física, da Matemática, da Química, das Ciências Naturais e das Tecnologias da Informação, numa iniciativa promovida pelo departamento de Ciências Exatas e Naturais.
Na Matemática fez-se poesia, desvendaram-se mistérios e leram-se mentes sempre a brincar com números. A BE encheu o 1.º ciclo com a arte da ilusão com o químico, escritor e mágico Filipe Monteiro, que apresentou o seu livro “Mestre Carbono, o Cientista” e ainda presenteou os alunos do 9.º ano com a sessão “A Química do Amor”, partilhando os conhecimentos científicos que explicam esta emoção. Nos laboratórios de ciências físico-químicas e naturais “pequenos cientistas” despertaram a curiosidade dos alunos do 1.º ciclo com a realização de atividades experimentais. Um momento privilegiado de encontro com a ciência em que houve ainda lugar para a Hora do Conto com ilustres cientistas do passado, papel tão bem desempenhado pelos alunos do 8.º e 9.º anos.
A semana não podia terminar sem lembrar a sustentabilidade do planeta. No “Dia da Floresta autóctone” (23 de novembro), as exposições “Árvores Autóctones em Portugal e “Cogumelos da Floresta”, bem como os contributos para o “Mural da Ciência”, assinalaram a importância da preservação enquanto motor de sustentabilidade e prática de cidadania.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
A biblioteca vista pelos alunos
Pedimos opinião aos alunos sobre a Biblioteca e sobre a Leitura. Os alunos construíram marcadores de livros com as frases que expressavam a sua opinião e ilustraram-nos.
Apresentamos agora os resultado deste magnífico trabalho.
Apresentamos agora os resultado deste magnífico trabalho.
terça-feira, 22 de janeiro de 2019
A lebre e a tartaruga
Biblioteca cheia com as crianças dos jardins de Aldreu, Balugães, Palme e Fragoso para assistirem ao teatro “A lebre e a tartaruga”.
Excelente espetáculo proporcionado pela Biblioteca Municipal de Barcelos e apresentado pela companhia de teatro Farol!
terça-feira, 30 de outubro de 2018
Encontro com o escritor Franclim Neto
Hoje, terminamos o Mês das Bibliotecas Escolares com a presença do escritor Franclim Neto, que nos trouxe duas histórias encantadoras: Tesouro perdido... tesouro recuperado e Lobo "Mau" Xau-Xau.
quarta-feira, 24 de outubro de 2018
Onda Rosa
"O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.A campanha acontece pelo 4º ano consecutivo e depois de no ano passado ter contado com a participação de quase 600 instituições, chegou a altura de voltar a desafiar a comunidade a entrar na Onda."
A nossa Biblioteca, como de costume, associa-se a esta iniciativa, vestindo-se de rosa.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.A campanha acontece pelo 4º ano consecutivo e depois de no ano passado ter contado com a participação de quase 600 instituições, chegou a altura de voltar a desafiar a comunidade a entrar na Onda."
Fonte: https://www.ligacontracancro.pt/paginas/detalhe/url/onda-rosa
A nossa Biblioteca, como de costume, associa-se a esta iniciativa, vestindo-se de rosa.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018
terça-feira, 3 de julho de 2018
Projeto "construtor de histórias"
O “Projeto Construtor de Histórias” é uma
atividade que pretende estimular a escrita criativa.
É um projeto transversal
aos vários níveis de ensino, que tem vindo a ser desenvolvido há vários anos no
Agrupamento Vertical de Escolas de Fragoso. A nível do 2.º ciclo, o projeto
consiste em criar um conto, por ano de escolaridade, sendo construído a partir
do trabalho coletivo de cada turma, tendo início na turma A e sendo finalizado
nas turmas B e C. Publicamos as histórias construídas pelos alunos do 5.º e 6.º anos.
quarta-feira, 27 de junho de 2018
"No poupar está o ganho"- Educação Financeira
No âmbito do
projeto “No poupar está o ganho”.promovido pela fundação Dr. António Cupertino de Miranda, os alunos da turma F3 desenvolveram diversas e
divertidas atividades, com as quais aprenderam a importância de saber gerir e
poupar o seu dinheiro, distinguir despesas essenciais e supérfluas…
Esta projeto começou
com uma visita ao Museu do Papel Moeda onde os alunos puderam descobrir a
história do dinheiro de papel em Portugal. Seguiram-se os desafios mensais e as
“Olimpíadas de Educação Financeira”. Por fim, o projeto culminou com a
participação no concurso de Educação Financeira, onde a turma concorreu com uma
original história “A quinta dos animais poupadinhos” desenvolvida nas aulas de
Português. Tendo sido uma das turmas vencedoras a nível regional, seguiu-se
então a Fase Nacional. Os alunos apresentaram o seu trabalho, acompanhando
a história com originais e divertidos mealheiros e uma música que resumia
toda a história.
Para conhecer a história clique na imagem
“A quinta dos animais poupadinhos”
Letra: alunos da
turma F3
Música: “Eu gosto
é do verão” - Fúria do açúcar
Era uma quinta com animais a falar
E essa quinta precisavam salvar
E nessa quinta todos a trabalhar
Com muito
esforço já estão amealhar.
Havia o rei, um sapo espertalhão
E orgulhoso estava ele do cão
Fazia tudo p’ra ajudar o patrão.
Refrão:
Gostamos é de poupar
Com o trabalho a quinta vamos salvar.
Investimos, fazemos
poupanças
Boa vida vamos alcançar.
E ao fim do ano, bem sucedidos
A ver os resultados
Estamos felizes por sermos muito poupados.
Era uma vaca que sabia investir
Os seus recursos ela soube gerir.
Como a ovelha não ficou a dormir
E os seus fins elas vão atingir.
E porco o que ele foi engendrar
Belas salsichas ele soube inventar
E já o gato que não soube poupar
O seu dinheiro acabou por esbanjar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















