terça-feira, 30 de junho de 2020

Olimpíadas de Português – Edição de 2020

 

O Departamento de Línguas integra no seu Plano de Atividades o tradicional concurso “Olimpíadas de Português” que anualmente conta com a participação entusiástica de uma boa parte dos alunos do 2º ciclo.

Inicialmente intitulada “Olimpíadas da Leitura”, esta atividade pretendia cativar os alunos para a leitura orientada em sala de aula de obras integrais, culminando com o referido concurso onde cada aluno podia mostrar o seu empenho e gosto pela leitura. A participação era sempre significativa e, para além de se premiar os melhores resultados, todos tinham direito a um diploma de participação, entregues em cerimónia pública.

Com a repetição anual do evento, entendeu o Departamento de Línguas, por proposta da sua área disciplinar de Português, alargar o âmbito de aplicação do concurso, passando a abranger outros domínios para além da leitura, embora este com um peso mais significativo (50%). Assim, foram adicionados os domínios da ortografia, gramática e escrita. A participação dos alunos continuou em alta.

Nesta edição, antecipada para o final do 2º período, inscreveram-se 52 alunos, tendo 47 realizado efetivamente a prova. É de realçar a naturalidade com que uma boa parte dos alunos participa, motivados não apenas pela competição, mas sobretudo pelo gosto da leitura de obras integrais e pela disciplina em geral.

Parabéns a todos os intervenientes e um especial louvor àqueles que, conscientes das suas dificuldades, não se inibiram e participaram entusiasticamente.

 

                             

Sem comentários:

Enviar um comentário