Campeonato da Ciência e Escrita Criativa 2021/2022
A Biblioteca Escolar lançou o desafio e as turmas do 5.ºA, 5.ºB e 6.ºA meteram “mãos à obra” e, neste caso, literalmente. Tendo por base a coleção “Clube dos Cientistas”, de Maria Francisca Macedo, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, apresentaram-se a concurso com textos inéditos, no “Campeonato da Ciência e Escrita Criativa 2021/2022”.
Numa iniciativa da Pinguim Educação, com o apoio da RBE (Rede de bibliotecas Escolares), os alunos embarcaram numa aventura de leitura, escrita, ciência e muita imaginação.
Motivados pela leitura sugestiva de duas obras da coleção, Os contrabandistas de Cristais e Perigo na Floresta, as turmas escreveram uma nova cena de um momento do livro em que as personagens se veem em apuros e propuseram outras soluções. Este processo teve por base a investigação científica, a criatividade, o pensamento crítico e a transdisciplinaridade, e concretizou-se num texto, por turma, com cerca de 800 palavras e a elaboração de um protocolo experimental com base científica para as soluções que levam as personagens a saírem vitoriosas.
No dia 5 de maio de 2022 foi dado a conhecer o resultado dos trabalhos que se destacaram em ambas as áreas: história original e protocolo experimental. “Missão Não Impossível”, do 5.ºA, foi premiado com um honroso 3.º lugar! Em nota da Penguin Educação, pode ler-se: Pela segunda vez, a resposta a este desafio superou as nossas expetativas. É visível a motivação, criatividade e todo o trabalho envolvido. O empenho dos alunos e professores em apresentar trabalhos de qualidade foi notável e deixa-nos profundamente orgulhosos.
Consequentemente, o elevado número de excelentes participações não facilitou o trabalho do júri, mas encheu-nos de satisfação e deu-nos a certeza de que a iniciativa terá continuidade.
Parabéns a todos os alunos envolvidos e aos docentes: Clara Neiva, BE; Isabel Forte e Armandina Saleiro, 5.ºA e 5.ºB; Cristina Viana e Ana Lima, 6.ºA e, em especial, aos vencedores!
A prof. Isabel Forte
Sem comentários:
Enviar um comentário