quarta-feira, 19 de abril de 2023

Peça de Teatro “O meu Avô, o meu Pai e eu – Uma História da Revolução”

No passado dia 18 de abril, eu e os restantes alunos do 6.ºano, assistimos, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, à peça “O meu avô, o meu pai e eu - uma história da revolução”.


No meu ponto de vista, a história retrata as condições de vida que se viviam no nosso país durante a ditadura de Salazar e os principais acontecimentos que conduziram ao dia da revolução que ocorreu no dia 25 de abril de 1974.

Em palco, ao longo de toda a peça, vemos um pai que simboliza a realidade salazarista em que “Deus, pátria e a família” eram um lema imposto entre a população e no qual esta personagem acredita e defende sem qualquer hesitação. Por outro lado, temos o seu filho que personifica o oposto e que acredita que o povo tinha de se libertar desse opressor e reclamar, finalmente, a liberdade merecida e que acabou por, de facto acontecer.

No final, a mensagem que passou foi de esperança no futuro, uma vez que esta peça termina com um telefonema feita ao filho em que este, muito emocionado, recebe a notícia de que iria ser pai e que poderá, no meu ponto de vista, estar relacionada com a esperança num futuro melhor, mais risonho em que já não há censura.

Eu gostei desta peça, porque aprendi que posso acreditar ter esperança num futuro melhor!

Margarida Branco, nº 9, 6.º C

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ida ao teatro: Tik-Mat-Tok