terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Semana da Ciência 2018

    “Formigas que alinham, rebanhos que entopem e bactérias que nadam - 0 admirável mundo das partículas ativas”, foi o tema da palestra, proferida pelo Professor Doutor Nuno Araújo, da Universidade de Lisboa que abriu a Semana da Ciência no Agrupamento de Escolas de Fragoso.
    De 19 a 23 de novembro, os alunos de todas as escolas do agrupamento tiveram a oportunidade de “viajar” um pouco pelo mundo da Física, da Matemática, da Química, das Ciências Naturais e das Tecnologias da Informação, numa iniciativa promovida pelo departamento de Ciências Exatas e Naturais.
    Na Matemática fez-se poesia, desvendaram-se mistérios e leram-se mentes sempre a brincar com números. A BE encheu o 1.º ciclo com a arte da ilusão com o químico, escritor e mágico Filipe Monteiro, que apresentou o seu livro “Mestre Carbono, o Cientista” e ainda presenteou os alunos do 9.º ano com a sessão “A Química do Amor”, partilhando os conhecimentos científicos que explicam esta emoção. Nos laboratórios de ciências físico-químicas e naturais “pequenos cientistas” despertaram a curiosidade dos alunos do 1.º ciclo com a realização de atividades experimentais. Um momento privilegiado de encontro com a ciência, em que houve ainda lugar para a Hora do Conto com ilustres cientistas do passado, papel tão bem desempenhado pelos alunos do 8.º e 9.º anos.
    A semana não podia terminar sem lembrar a sustentabilidade do planeta. No “Dia da Floresta autóctone” (23 de novembro), as exposições “Árvores Autóctones em Portugal e “Cogumelos da Floresta”, bem como os contributos para o “Mural da Ciência”, assinalaram a importância da preservação enquanto motor de sustentabilidade e prática de cidadania.


Sem comentários:

Enviar um comentário