terça-feira, 29 de março de 2022

Dar voz às palavras - Opinião sobre a obra "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá"


Ao longo deste mês, os alunos do 8.º ano trabalharam a obra O gato malhado e a andorinha sinhá.

As atividades realizadas com os alunos das 3 turmas consistiram na construção da biografia de Jorge Amado, textos de opinião, página de Diário a partir de um excerto da obra, onde se colocaram na pele de uma personagem e criaram um final diferente para a obra.





Textos de opinião sobre a obra "O gato malhado e a andorinha sinhá"

Durante o segundo período, foi lido um livro chamado “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, do autor Jorge Amado.
Acho que a história do livro é bonita, apesar de o final não ser o que eu esperava, pois pensava que o Gato acabava por casar com a Andorinha Sinhá, depois de tantos problemas. Penso que as ilustrações são apelativas e engraçadas, já que chamam a atenção do leitor. O vocabulário não é difícil de compreender, exceto algumas palavras originais do português do Brasil.
Por fim, as lições apresentadas no livro são interessantes para o leitor, e também julgo que esta obra é importante para ser articulada com os alunos do 2º e 3º ciclos, em qualquer área disciplinar.

Afonso Gomes Costa 8ºA

Depois de ter lido o livro, achei-o interessante pelas suas belas ilustrações de Carybé e pela história de um simples gato velho não conseguir casar com a Andorinha.
Por outro lado, acho que esta história nos transmite as dificuldades da vida que, por vezes, devemos enfrentar, pois não se pode desistir tão facilmente.
Por fim, foi através de animais e entidades, como o Vento, a Manhã e o Tempo, que se encontrou a melhor maneira possível para transmitir mensagens de como lidar melhor com o quotidiano.

Afonso Queirós 8ºA

Acho que este livro tem lições de vida atuais e importantes. Mesmo parecendo um livro infantil, não o é! Tem um vocabulário rico, educativo e específico por ter sido escrito numa variante do português, pois o seu escritor é brasileiro.
Por fim, gostei de obra no geral, devido ao seu enredo e pelo final ser inesperado, no qual o Gato não fica com a Andorinha. O final é triste, mas interessante. Ensina-nos que nem sempre a vida corre como desejamos, mas devemos saber ultrapassar os obstáculos.

Tiago Cinaré 8ºA

Considero que é um livro bom, escrito em Português do Brasil, tem vocabulário adequado e ilustrações muito boas. Ao ler esta obra, aprendi vocabulário brasileiro que não sabia o significado, e bons conselhos.
Por fim, considero que é uma obra atrativa, que gostei muito de ler e que recomendo para quem gosta de fábulas e de ser surpreendido.

António 8ºA

Acho que a história foi muito interessante, pois, como está escrita em português do Brasil, aprendi palavras diferentes que também designam realidades que nós não temos, como por exemplo goiabeira e grama.
Por fim, acho que aprendi que a amizade é um sentimento forte e que é possível construir uma relação entre pessoas muito diferentes.

Luís 8ºA

Acho esta história interessante, dado que apresenta muitos assuntos que acontecem também na vida real. Deparamo-nos com a diferença do português do Brasil, cujas palavras não têm a mesma pronúncia e até, às vezes, têm outro sentido. Observámos que nem sempre tudo acontece como nós queremos, dado que o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá não acabam juntos. Podemos ver que esta obra é diferente, que há obstáculos na vida e que nem tudo acaba como desejamos.
Por outro lado, acho esta história um pouco triste, visto que as duas personagens principais passam por muita coisa e, no fim, não ficam juntos, como seria de esperar.
Finalmente, queria dizer que apreciação global é boa, pois achei a obra única!

Marta Ribeiro 8ºA

Nem sempre as histórias têm um final feliz e o conto de Jorge Amado retrata isso.
A história começa com a Manhã que ouve uma história do Vento e conta ao Tempo. A história é sobre um Gato Malhado que é desprezado pelo resto do parque, só por ser introvertido e não querer socializar muito.
Acho que essa parte retrata a atualidade e isso é o que torna a fábula de Jorge Amado interessante. Retrata temas da atualidade, como a igualdade de género, a discriminação, entre outros. Particularmente, quando vi o livro, achava que era um livro infantil. Mas, quando o li, descobri que de infantil não tem nada.
Por fim, concluo que apreciei a história do Gato Malhado.

Rui Abreu 8ºA

Na minha opinião, a história é interessante, até acabar a sequência narrativa do Verão, pois durante a Primavera e o Verão, o Gato Malhado e Andorinha Sinhá eram muito amigos e apaixonados um pelo outro. Mas, quando começa o Outono, a amizade deles começou a depender muito das opiniões dos outros.
Por fim, acho que o livro tem muitos aspetos iguais à realidade, já que existem livros, cujo final é sempre feliz, mas o desenlace desta história é semelhante ao que acontece na maior parte das vezes na vida das pessoas: nem sempre se fica junto. Mas é importante que cada um saiba encontrar o seu caminho e viver a sua vida.

Sara 8ºA

A meu ver, esta obra está muito organizada mas, para quem lê pela primeira vez uma obra assim, pode ser confuso, pois está dividida em capítulos e parêntesis. Julgo que por estar escrita em português do Brasil, nos permite aprender novas palavras e vocabulário e que, ainda assim, a história consegue transmitir mensagens e lições de moral importantes.
Na minha opinião, tem ilustrações bonitas e chamativas que tornam a leitura mais interessante. Por outro lado, fiquei desiludida com o final, já que a história acaba de repente.
Em suma, recomendo a leitura da obra a todos os que gostam de ler e principalmente aos que gostam de fábulas, uma vez que a história é muito bonita e interessante.

Ana Carolina 8ºB

A obra está bem estruturada e com uma boa lição. Mas, no entanto, acho que devia ter um final mais específico, ou seja, não devia ter deixado aquela dúvida no ar de como tinha ficado o Gato.
Por fim, recomendo a leitura da mesma a todas as pessoas, porque acho que vão gostar e podem tirar uma boa lição, como por exemplo, por mais forte que o amor seja não quer dizer que se fique juntos para sempre.

Mariana 8ºB

A meu ver, esta obra foi interessante, porque aprendemos novo vocabulário. Também foi surpreendente, pois à medida que líamos os capítulos, ficávamos a tentar entender as atitudes das personagens, ficávamos a tentar perceber todas as decisões que principalmente o Gato Malhado e Andorinha Sinhá tomavam em relação um ao outro.
Por fim, entendemos que a obra para além de ser interessante, também tinha algumas lições de vida, como não julgar sem saber o que realmente acontece.

Inês Sousa 8ºB

Na minha opinião, gostei da obra, pois achei importante a mensagem que a obra transmite e gostei das ilustrações de Carybé. Só achei a obra um pouco confusa.
Por fim, eu recomendo o livro, mas não a crianças, porque é uma obra de difícil compreensão.

Simone Pereira 8ºB

Na minha opinião, gostei da obra, porque tinha um amor proibido. Além disso, a história é muito bem contada e detalhada, as personagens são diferentes e isso ensina que, mesmo sendo diferente, de outras cores ou géneros, o amor ainda existe e não se escolhe com quem ou como amar. Mas, no final, eu pensava que eles iriam ficar juntos, como sempre me disseram, e fiquei surpreendida.
Esta história foi criativa e adorei as ilustrações.

Beatriz Lopes 8ºC

Na minha opinião, a obra cria muita expectativa em relação à Andorinha Sinhá e ao Gato Malhado ficarem juntos. Mas, infelizmente, isso não acontece. Também achei alguns capítulos desnecessários, como os parênteses. A obra em si tem muitos detalhes e é romântica e mostra o que acontece na realidade: nem sempre há finais felizes.
Por fim, achei a obra interessante, mas não gostei do final. Recomendo-a, porque transmite moralidades e mostra que, nem sempre o que queremos, acontece.

Daniela Tomás 8ºC

A obra está muito bem estruturada, é muito divertida e muito interessante, porque se trata de uma fábula engraçada e escrita no idioma do Português do Brasil. Mas julgo que as ilustrações são muito exageradas.
Por fim, eu gostei da obra, pois ela ensinou-me muitas lições de moral e ensinou-me que o amor, por vezes, pode ser cruel. Também havia os Parênteses (uma parte essencial na história, já que é uma explicação de cada capítulo).

Cristiano Dias 8ºC

Em turma, lemos a obra O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, uma fábula escrita pelo autor brasileiro, Jorge Amado.
A obra apresentava um gato rabugento e uma andorinha adolescente que se apaixonaram.
A meu ver, retratou um pouco situações semelhantes ao que acontece na vida real: um homem mais velho apaixona-se por uma adolescente, cujo sentimento era mútuo, sendo que essa relação é mal vista pela sociedade, afastaram-nos a qualquer custo.
Embora ache interessante o desenrolar da história, todos os pormenores, como o espanhol da Vaca Mocha, o retrato dos sentimentos do Gato, entre outros, achei o final, especialmente, muito mórbido. Talvez seja pelo facto de os dois, o Gato e a Andorinha, acabarem infelizes, pelo Gato querer caminhar até ao fim do mundo…
Achei que não foi como a expressão “o amor vence”, já que desta vez a imagem e as idades em disputa venceram.
Em suma, gostei muito do livro, não apreciando tanto o fim.

Beatriz Seoane 8ºC

No ano letivo de 2021/2022, os alunos do 8ºC leram, juntamente com a professora Sandra Fonseca, da disciplina de Português, a obra “o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, durante o 2º período.
A meu ver, este livro é pouco desenvolvido no aspeto da história e tem muitos detalhes, ou seja, pormenorizado, e esses detalhes foram um pouco irrelevantes, como por exemplo, os Parênteses que continham informação a mais que, muitas vezes, não estavam relacionados com o Gato ou com a Andorinha.
Na minha opinião, os detalhes do Vento, da Manhã e da Madrugada foram interessantes e bastante criativos e encaixaram muito bem na história. Porém, estes ocuparam muito “espaço” na obra.
Julgo que o título do livro deixa muitas expectativas, porque envolve o nome do Gato e da Sinhá, ou seja, dá a ideia de que vão ficar juntos e, no final, acabam por não ficar.
Finalmente, acabo por dizer que a obra tem aspetos positivos e negativos. Mas como fiquei desiludida, recomendo a história.

Marina Maciel Oliveira 8ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário