terça-feira, 29 de março de 2022

Dar voz às palavras

 

Porém a Coruja, sendo adivinha, percebera o que trouxera o Malhado até ali. Foi franca (…):

- Amigo velho, não há que fazer. Como pudeste imaginar que a Andorinha viesse te aceitar como marido? (…)

In O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado

 Sexta, 18 de agosto de 2005

Querido diário,

Pelo parque, os rumores andam terríveis, julgam o pobre Gato Malhado injustamente. Anda por aí a circular um caso entre ele e a bela Andorinha Sinhá, que partiu hoje e despedaçou o coração ao Gato. Ele, desde a chegada da Primavera, andara feliz e de coração aberto, fizera amizade com a Andorinha Sinhá que para ele se tornou amor.
Ainda há alguns minutos o Gato veio à minha árvore falar-me sobre o pedido de casamento que fez à Andorinha e perguntou-me o que tinha feito de mal para ela não aceitar.

Eu estive a explicar-lhe que a lei contra o casamento entre gatos e andorinhas já está no sangue delas e que era impossível ele poder casar-se com ela e, mesmo com os rumores que andam a circular pelo parque, os pais de Sinhá não iam gostar muito dessa ideia.
Quando ele saiu, ia cabisbaixo e pesaroso. Será que feri os seus sentimentos? Será que toquei num ponto muito profundo e sensível do seu coração? Espero que não, pois ele é um bom gato, por vezes, manhoso e matreiro, mas com um bom coração.
Termino por hoje e logo veremos o que acontecerá. Está quase a nascer o sol e o sono já aperta. Espero que o Gato Malhado se levante feliz e corajoso para mais um dia.

Até amanhã, Diário.

Matilde Maciel  8ºC

- Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…

            A Andorinha ficou calada, num silêncio de noite profunda.

In O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado


10 de fevereiro de 2022


Querido Diário,


Eu declarei-me à Andorinha Sinhá.
Ela não disse nada, ficou em silêncio como uma noite profunda de inverno. Eu voltei para o meu covil, triste e descansado, porque já desabafei com ela o que sentia por ela. Mas ela disse que gato não namorava com pássaro, o gato namorava com gata e andorinha com andorinha. Também disse que os pais dela não iam concordar com isso. Os pais da Sinhá queriam que ela casasse com o Rouxinol.
Meu querido diário, o que eu devo fazer? Falar outra vez com ela? Ignorá-la até ela vir falar comigo? Ou nunca mais sair do meu covil? A minha vida é uma confusão! Só falta mais este problema, eu só sei arranjar problemas e poucas soluções, só tu é que me ouves, meu diário. És o meu único amigo que tenho no parque, já que ninguém fala para mim. Dantes, a Andorinha ainda falava.
Agora, com isto, ela nunca mais me vai dirigir a palavra. Se falar, é para dizer bom dia e boa noite. (mais que isto não acredito).
Obrigado por me dares ouvidos, meu diário. Agora, vou dormir triste e à espera do dia nascer. Só espero não ter mais problemas para te contar. Prometo que agora vou ter histórias alegres.

Até amanhã, meu querido diário.

Daniel Vieira 8.ºB

 

- Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…

            A Andorinha ficou calada, num silêncio de noite profunda.

In O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado

 

Fragoso, 10 de fevereiro de 2022

Querido diário,

Estou a escrever-te, porque estou com medo e arrependido. Hoje, disse à andorinha que se não fosse um gato, casava com ela. Ela não respondeu, e acho que ficou assustada com a minha fala. E se ela contar aos pais, que não gostam nada de mim? E se não tiver gostado do que disse e agora ficar afastada de mim para sempre?
Acho que, amanhã, falarei com ela e direi que aquilo que disse era mentira e que, na verdade, só a considero uma grande amiga. Estarei a mentir, mas como irei poder casar com ela se todo o parque murmura quando nos vê juntos e todos os animais acham que um relacionamento entre gato e andorinha é pecado?
Não sei se ela me considera só um amigo ou mais do que isso. Mas, pela sua reação, quando falei do pedido de casamento, acho que para ela sou só um gato feio. Gosto muito dela, é o primeiro animal do parque com quem eu realmente me sinto bem. Todos sempre me afastaram e nunca pude conversar com alguém, mas Sinhá foi diferente e não teve medo de mim.
Mas não te preocupes, sou só um gato apaixonado com medo deste sentimento, não tens de me ajudar.

Até breve, diário.

Ana Carolina 8.ºB

 

- Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…

            A Andorinha ficou calada, num silêncio de noite profunda.

In O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado


10 de fevereiro de 2022
Querido diário.

Hoje, foi um dia horrível, querido diário.
Eu estava sentado em baixo de uma árvore, no jardim, com a Andorinha Sinhá quando lhe confessei todos os meus sentimentos. Como eu gosto dela há bastante tempo, decidi fazer uma brincadeira para ver se ela respondia algo que me ajudasse a perceber se ela também gosta de mim. O que eu lhe disse foi: “se eu não fosse gato, te pediria para casares comigo...”. Ela ficou calada e não e não disse nada. Confesso que fiquei bastante triste e até baixei as orelhas, enquanto olhava para o chão a pensar no que dizer para quebrar o clima de silêncio.
Estou muito confuso, não sei se ela ficou com vergonha ou se realmente não sente nada por mim. Como eu não sabia como agir, inventei uma desculpa e vim embora. Ela parecia estar pensativa, mas não quis falar mais nada sobre isso.
Estou a pensar em amanhã ir falar com ela, embora tenha muita vergonha de ser rejeitado ou falar sobre o assunto. Amanhã venho aqui contar como a conversa correu.

Adeus, diário. 
Simone Pereira 8ºB 


 

- Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…

            A Andorinha ficou calada, num silêncio de noite profunda.

In O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado



Quinta-feira, 10 de fevereiro
Querido diário,

Visto que te tenho contado tudo, vou falar mais um pouco.
Hoje, o Gato fez-me uma pergunta bastante difícil, ele perguntou-me se casaria com ele. Eu cheguei para a sua beira e ele pôde sentir o meu pequeno coraçãozinho. Fiquei com muito medo e voei sem lhe dar uma resposta.
Eu não sei muito bem o que lhe responder. Ele é um gato e eu uma jovem andorinha. Por um lado, amo-o muito. Mas, por outro, além de que ele me pode almoçar, sou muito jovem, ainda tenho muito tempo de vida para desfrutar, não gostaria de ficar presa a alguém com esta idade.
Nestes dias, tenho falado com a Formiga Ana e acho que ninguém do parque aprova o nosso relacionamento, nem mesmo os meus pais. Dizem que o meu par perfeito é o Papagaio. Mas, para mim, ele é um irmão. Estou muito confusa.
Obrigada diário, ainda bem que posso contar contigo para desabafar nos meus piores e mais confusos dias. Até à próxima!

Maria 8ºA


 

- Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…

            A Andorinha ficou calada, num silêncio de noite profunda.

In O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado

10/2/2022

Querido diário,

Hoje, o Gato Malhado estava estranho e fez uma pergunta peculiar.
Mas deixa-me pôr-te a par do assunto. Hoje, tive aulas de canto com o Rouxinol, mas não dei conta do tempo passar e a aula durou um pouco mais.
Quando fui ter com o Gato, ele estava triste. Não sei por que razão, mas foi nesse momento que ele me fez a tal pergunta: Se eu fosse da tua espécie, casavas comigo? Eu, sem saber o que responder, voei. Agora, não sei o que fazer. Eu amo o Gato. Mas onde já se viu uma andorinha casar com um gato?
Já sou o assunto mais falado no parque e os meus pais querem casar-me com o Rouxinol. Não sei o que faça: se sigo os meus sentimentos ou se caso para alegrar os meus pais, mas iria ferir os sentimentos do Gato e talvez nunca mais falar com ele.
Não sei o que fazer nem a quem possa pedir ajuda … Mas, pelo menos, tenho-te a ti para desabafar.


Tiago Cinaré 8.ºA


- Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…

            A Andorinha ficou calada, num silêncio de noite profunda.

In O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado

24/06/2022

Querido Romeu,

Hoje, fui pedida em casamento, mas não era um pedido normal, era de um gato. Sei que toda a gente fala sobre mim e ele, mas ninguém acha que um gato e uma andorinha se podem casar.
Eu acho que o Gato e eu nos damos bem, mas apenas como amigos. Ele chama-se Gato Malhado. Eu não sei o que posso fazer, é que se os meus pais descobrem, eles põem-me de castigo para sempre. Eles estão sempre a dizer que o Rouxinol é perfeito para mim, mas eu acho que é só um amigo e eu considero-o como um irmão. Acho que ainda sou muito nova para casar, apesar de eu conseguir voar e o Gato não, ele só fica no chão. Gostava de descobrir o mundo com um pássaro.
Amanhã, vou falar com a Coruja. Conto-te isto tudo, porque sei que és um diário de confiança e que não vais contar a ninguém. Mas amanhã conto-te mais sobre isto.

Tiago Lima 8ºA

 

- Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…

            A Andorinha ficou calada, num silêncio de noite profunda.

In O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado

10 de fevereiro de 2022

Olá, querido diário,

Hoje, eu vim falar sobre o meu dia. Apesar de ser um pouco estranho, eu gostei dele.

Bem … Tudo isso começou quando eu estava no parque à espera dos meus pais (eles estavam a demorar muito, já estava a ficar ansiosa). Como eles estavam a demorar, eu decidi ir sozinha. No caminho, eu avistei alguma coisa (era pardo). Pousei lá para ver o que era. Era o Gato Malhado! Ele parecia estar um pouco triste, fui lá falar com ele. Tentei consolá-lo, até que foi fácil. (Nós estávamos a rir, eu chamava-o de feio...) Até foi divertido estar com ele. Após a conversa, ele olhou-me nos olhos e disse “se eu não fosse um gato te pediria em casamento”. Eu fiquei uns 10 minutos paralisada, até que os meus pais chegaram. Eu tenho de agradecer-lhes, pois se eles não chegassem, eu não sei o que faria. Depois, o gato ficou a olhar para mim enquanto voava (parecia que estava apaixonado).

Estou sem palavras... Até breve, diário.

Vera 8º A

 

- Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…

            A Andorinha ficou calada, num silêncio de noite profunda.

In O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado

Querido diário,

Hoje, estou aqui sentado à sombra da árvore, para desabafar comigo próprio. Hoje, declarei-me à Andorinha Sinhá, porque a amo e tenho muitos sentimentos para ela. Ela é tudo, é linda! Mas hoje não gostei do que aconteceu comigo. Então, com muita vergonha, eu disse-lhe assim: “Se eu não fosse um gato te pediria em casamento”. Fiquei triste. Depois, não correu como esperava. Ela ficou calada como o silêncio da noite. Mas, enfim, já estou desmotivado, ponto. Não sei em que sentido foi a sua reação: ou ficou contente ou ficou calada com vergonha ou não disse nada para não me magoar, ou seja, não gosta de mim. Com esta resposta, leva-me a acreditar que os outros animais tinham razão em dizer que só casam animais da mesma espécie, não um gato com uma andorinha, mas sim gato com gata e andorinha com andorinha. Fiquei triste e desmotivado, mas vou superar e levantar a cabeça.

Tiago Ribeiro 8.º B

 


Porém a Coruja, sendo adivinha, percebera o que trouxera o Malhado até ali. Foi franca (…):

- Amigo velho, não há que fazer. Como pudeste imaginar que a Andorinha viesse te aceitar como marido? (…)

In O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado

Árvore do Parque, 18 de outubro de 1984

   Querida folha de diário,


     Acho que fui bruta ao dizer aquelas palavras ao Gato. Mas acho que assim ele entendeu que não tem probabilidades com a Andorinha Sinhá, porque a sociedade já tem a ideia fixa de que ave casa com ave e gato casa com gato. Eles poderiam tentar mudar essas ideias, mas iriam ser rejeitados para todo o sempre. Por mim, eles casavam, pois o que me interessa é a felicidade e não com quem se casa ou deixa de se casar. Os pais da Andorinha Sinhá iriam negar até à morte este casamento entre eles e já estavam decididos a casá-la com o Rouxinol.
   Os outros animais só iriam falar deste casamento nos primeiros dias, depois, iriam esquecer este assunto. Também sei que o Gato vai ficar triste nos primeiros meses, mas depois ele vai esquecer e voltar a ser aquele gato maldoso que todos acham que ele é.
    Todos os habitantes do Parque não gostam desta aproximação do Gato e da Andorinha e dizem que o Gato só quer aproximar -se da Andorinha por interesse.
   Eu não acho isso e sei que o gato está apaixonado pela Sinhá. Também sei que o Gato tem bom coração e não é o que todos pensam que ele é. Mas os animais não entendem isso, pois não o conhecem, mas ainda assim, falam mal dele.

            Obrigada, folha de diário, por me ouvires.

Ana Carolina 8.º C

  

Porém a Coruja, sendo adivinha, percebera o que trouxera o Malhado até ali. Foi franca (…):

- Amigo velho, não há que fazer. Como pudeste imaginar que a Andorinha viesse te aceitar como marido? (…)

In O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado

 

18 de fevereiro de 2022

Querido e amável diário,


Hoje, o Gato Malhado veio ter comigo, para falar da Andorinha Sinhá!
O coitado está mesmo apaixonado por ela… começo a ter pena dele. Cada vez mais penso que ele até é um bom gato, que só ainda não viu a parte boa da vida. Eu fico todos os dias, todas as noites, no meu galho a olhar para o parque e devo dizer que os dois apaixonados ficam bem juntos! Acho que, lá no fundo, até quero que essa história de “Andorinhas e gatos nunca poderem casar“ acabe.
Porém, o Gato Malhado é de meia-idade e ninguém simpatiza muito com ele…
É complicado, diário, porque eu é que sou aquela que dá conselhos e tenho de dizer as verdades, não a minha opinião. Eles não podem ficar juntos, e eu realmente tenho pena. Mas ia dar para o torto se arriscassem.
Até, me sinto mal com isto tudo… A pobrezinha vai ter de casar com o Rouxinol! Isto faz algum sentido? Ele era como um irmão para ela.
Se eu me sinto assim, nem quero imaginar o Gato Malhado e a Sinhá!
Vá, vou descansar, é disso que preciso.

Beatriz Seoane 8.ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário