terça-feira, 18 de outubro de 2022

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Em outubro celebramos as bibliotecas escolares, lembrando desta forma a importância do seu papel nas escolas.  A biblioteca escolar é um centro fulcral para o desenvolvimento de todas as literacias e desenvolvimento das competências essenciais dos alunos. 
Este ano a Rede de Bibliotecas Escolares propõe como mote LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS. 
Depois de refletirmos com os alunos do 6.º ano sobre o tema, as professoras de Português dos 6.º A, B e C lançou-lhes o seguinte desafio:  
E para ti, o que é a Felicidade?
Já alguma vez refletiste sobre o que te faz feliz?
Os alunos expressaram por palavras este sentimento: 


Felicidade para mim é...


Para mim a felicidade é quando faço as coisas que eu mais gosto: jogar futebol com os meus amigos e divertir-me na escola…
Eu adoro ser feliz, mas às vezes fico triste quando me obrigam a fazer o que não gosto. Mas nós temos de aprender a gostar de tudo.
Diego, 6ºA

Para mim a felicidade é poder viver, poder sentir.
É poder participar, brincar, jogar, estar com os amigos...
Também é estar feliz e ver os outros felizes. Saber que estamos saudáveis, saber que estás perfeito, espantoso, que és bonito como és!
Margarida, 6ºA

Para mim, a felicidade é quando eu tenho um sorriso na cara, quando estou no shopping, quando estou com a minha família, quando a minha família tem saúde, quando vou ao parque, quando vou à praia.
Marta, 6ºA

A felicidade para ser encontrada em pequenos momentos da vida, como satisfazer o próximo ou realizarmos o que nos satisfaz ou o que nos compete.
Ser feliz, para mim, na escola, é ter boas notas, portar-me bem e deixar o meu pai e os professores contentes.
Mas pode significar outras coisas como ver a felicidade dos outros e viver breves momentos da minha vida. 
 João Vila-Chã, 6ºA

A felicidade sente-se quando estamos com as pessoas que mais amamos. Há momentos em que sinto isso. Quando estou em família, sinto a maior felicidade. A felicidade não se procura, só se encontra. Como muita gente diz, assim como a praia é feita de minúsculos grãos de areia, a felicidade é formada da união de pequenas coisas. Eu sinto-me feliz quando estou com os meus amigos.
Sofia, 6ºA

Para mim, a felicidade é um sentimento que toda a gente gosta de ter. Para ter essa sensação é preciso que esteja tudo bem e como essa pessoa gosta.
Eu, por exemplo, gosto de jogar no computador e sinto-me feliz quando o faço.
Dinis, 6ºA

Para mim a felicidade é ver a minha família bem, feliz e com saúde.
Ter amigos para compartilhar os bons momentos da vida.
Acabar o ano letivo com boas notas e ver a minha prima nas férias.
Soraia,  6.ºA

A felicidade é um sentimento belíssimo.
Para mim a felicidade é ficar com os meus amigos, ser livre, ter momentos risonhos, passar tempo com a minha família e ter saúde.
Claro que a felicidade não aparece sempre pois temos momentos bons e momentos maus.

João Torres, 6.ºA

Para mim a felicidade é uma coisa radical.
Quando estou feliz, faço as coisas com orgulho, faço as coisas realmente bem.
Também me sinto feliz quando tiro boas notas 555555.
A felicidade fica bem em toda a gente! Se todos fossem felizes e orgulhosos do bem, o mundo era muito melhor.
Vamos todos tentar ser felizes!
Rafael, 6.ºA

A felicidade para mim é brincar com os meus amigos, ver televisão, dormir, jogar futebol, correr, saltar, ser livre, ser criança e estar com a minha família.
Mas o mais importante é ter saúde e ser feliz.
Márcia, 6ºA

A felicidade para mim é brincar com as minhas amigas, sair para ir ao shopping, ficar em casa a ver Netflix, ir para a casa da minha prima, ter tarde livre à quarta-feira, cozinhar com a minha mãe, não ter de arrumar aos sábados, desenhar e ir a parques aquáticos.
A felicidade é a sensação que eu mais gosto neste mundo, faz-me sentir bem disposta e agradável.
Lídia, 6ºB

A felicidade para mim é divertirmo-nos, brincarmos.
É fazer o que nós gostamos, por exemplo: ver televisão, jogar futebol, chatear a minha irmã, passear, ir fazer compras, pintar desenhos, estar com a família, ir ao rio ou a piscina.
A felicidade para mim acaba por ser algo que faço no meu dia a dia e que também não impeça a liberdade dos outros.
Carolina, 6ºB

Felicidade é ter amigos, tardes livres, férias, jogar futebol, estar com a minha família, é viver. Felicidade para mim é ser feliz.
Gonçalo Vale, 6ºB

A Felicidade é ter alegria e respeito na nossa vida.
A Felicidade é conviver com os amigos e com a família.
A Felicidade e estar com as pessoas mais importantes para nós.
Beatriz, 6ºB

Felicidade para mim é conviver com a minha família, ir para a escola e estar com os meus amigos.
Jogar telemóvel, andar de patins, andar de bicicleta, andar de skate, jogar à bola, ir para a natação.
Brincar com os meus primos, conversar com a minha avó, estar com o meu pai e a minha mãe no sofá a ver televisão, assistir a filmes, estar em casa a andar de trotinete e viver em harmonia. 
Matilde, 6ºB

A felicidade para mim é um dos melhores sentimentos que se pode sentir.
Sentes a felicidade quando alguém te faz feliz, quando a tua família te dá prendas e tu gostas.
Ser feliz é fazer o que tu gostas, ser feliz é ter paz, é se livre e ter amor.
É ter um bom coração para seres feliz e dar a felicidade aos outros.
Rosana, 6ºB

O que me faz feliz?

O que me faz feliz é estar com cavalos, porque me faz sentir seguro, dá-me conforto e também porque é um animal com espírito e personalidade. Para além desse, também gosto muito de vacas e cães.
Gosto de estar e conviver com pessoas que eu gosto, sobretudo as da minha família. 
Gosto de passear e conhecer novos sítios, principalmente históricos, brincar e divertir-me com os meus primos. Adoro comer, pois sinto-me bem, é demasiado gostoso!

Fábio Júnior, 6ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário